• by Brunelson

Heart: a música "The Dragon" é sobre Layne Staley e foi escrita durante a explosão do grunge


Nancy Wilson, guitarrista da banda de Seattle, HEART, revelou que a música "The Dragon" - que ela compôs ainda no começo dos anos 90 - é sobre o falecido vocalista original do ALICE IN CHAINS, Layne Staley (foto).


Ela disse que já enxergava que o relacionamento dele com as drogas estava levando-o a uma morte lenta e ela finalmente fez esta revelação sobre a canção "The Dragon".

Em entrevista ao site Face Culture, ela disse:

“Escrevi essa música há muito tempo no início dos anos 90, quando era amiga - ainda sou amiga - dos caras do ALICE IN CHAINS, de toda a explosão de Seattle e de todos os meus amigos em Seattle. Foi uma canção que nunca funcionou dentro do formato do HEART, tipo, ela simplesmente não sobreviveu como uma música do HEART".


"Simplesmente não funcionou para o HEART por algum motivo desconhecido e então, mais tarde, quando eu estava num hiato do HEART por alguns anos e formei outra banda chamada ROADCASE ROYALE, estávamos gravando o álbum e lançamos esta música, ‘The Dragon’, nesse disco. O álbum foi lançado em 2017 e se chama ‘First Things First’".

"E é realmente uma ótima música e achei que ela finalmente tinha encontrado um bom lar naquele álbum. O cara da gravadora na época, quando eu estava gravando esse disco, havia me dito: ‘Você poderia, por favor, colocar a música ‘The Dragon’ nesse álbum?’ Porque ele amou a versão que tínhamos feito nos ensaios... Fiquei feliz que essa música finalmente encontrou o seu lugar para viver. Finalmente está em uma boa casa e ela encontrou o seu lar”.

Nancy disse que viu a morte de Layne Staley chegando ainda no começo dos anos 90: "Sim... Foi uma situação muito interessante no início dos anos 90 em Seattle, porque havia muitos desses caras naquela época que estavam lutando contra os seus próprios vícios. Até Chris Cornell, mais tarde, no fim das contas ele também teve os seus próprios problemas..."

"E Layne Staley era uma pessoa que você realmente podia ver a sua fraqueza pelo vício e o quanto parecia, à distância, que ele não iria sobreviver. E ele aguentou ainda muito, muito tempo, sabe? Mas era realmente óbvio que ele não iria ganhar aquela 'corrida' contra as drogas e é por isso que escrevi a música naquela época em que ele ainda estava por perto”.

Nancy nunca tocou a música para Layne Staley quando ele estava vivo: “Era muito pessoal... Compartilhei com Jerry Cantrell (guitarrista do ALICE IN CHAINS), que é um grande amigo meu, e lhe disse na época: ‘Ainda quero terminar esta canção, ela precisa de outra parte para complementar'. A toquei para ele algumas vezes e em situações diferentes, mas acho que ele simplesmente não queria fazer parte daquilo porque era muito doloroso para ele - porque Layne era principalmente o seu irmão. Então, descobri como terminá-la sozinha e ela finalmente encontrou o seu lar”.


Layne Staley viria a falecer em 2002 após uma eterna batalha com as drogas...


Confira a performance solo de Nancy Wilson ainda em 1996, da música "The Dragon":


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques