top of page
  • by Brunelson

Alice in Chains: "vejo o disco 'Dirt' como um avanço, assim como foi o 'Nevermind' para o Nirvana"


No livro "Grunge is Dead", do autor Greg Prato, existe uma passagem onde o guitarrista do ALICE IN CHAINS, Jerry Cantrell, relata algumas memórias sobre a época em que a banda estava gravando o clássico álbum "Dirt" (3º trabalho de estúdio, 1992) e o envolvimento com o vocalista/baixista do SLAYER, Tom Araya.

Seguem alguns trechos:

“O álbum 'Dirt' foi um disco pesado… Nós viemos para Los Angeles e as coisas ficaram mais sombrias ao redor da banda. Como se estivéssemos brincando com a merda errada - e nós estávamos. Alugamos uma casa de fazenda em Malibu e ficávamos ensaiando o tempo todo. Estávamos inventando todas essas músicas que eram apenas agressivas, com conteúdo lírico super poderoso e muito pesado. Foi um grande avanço em relação ao álbum de estreia, 'Facelift' (1990). Eu o equiparo, no que diz respeito artisticamente falando, ao que o NIRVANA fez de 'Bleach' (1º disco, 1989) a 'Nevermind' (2º disco, 1991)”.

Cantrell continuou: “Nós viemos para Los Angeles, começamos a gravar as guias para o álbum 'Dirt' e aquele veredicto final veio… A porra da cidade estava literalmente pegando fogo. Estávamos hospedados no Oakwoods em Venice, então, quando retornamos do estúdio para Venice a cidade inteira estava em tumulto. Telefonamos para Tom Araya do SLAYER, fomos para o deserto nos encontrar e ficamos lá por um tempo até a merda toda esfriar na cidade. Tivemos que adiar as sessões de estúdio até que os tumultos acalmassem... Esse é um momento que eu nunca vou esquecer, sabe? Essa coisa ligada a esse disco”.

Ele também relatou o que já sabíamos - para aqueles que possuem o disco "Dirt" original em casa, onde nos créditos diz que a canção "Iron Gland", uma faixa "escondida" no álbum "Dirt", foi gravada com os vocais de Tom Araya. Diz-se escondida, porque ela não aparece escrita na track-list de músicas no verso do álbum, sendo que ela se encontra entre as canções "God Smack" e "Hate to Feel"


É um riff que Cantrell tinha escrito e que gostaria de fazer uma música completa com ela para ser lançada no álbum, mas que o resto da banda abominava. Então, o grupo deixou que Cantrell lançasse esta faixa no disco, se ele prometesse nunca mais toca-lo.


"Iron Gland"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page