• by Brunelson

Acústico da MTV: a verdadeira história sobre a apresentação do Pearl Jam em 1992



Como já sabemos, a transmissão do MTV Unplugged de 1992 do PEARL JAM não foi o setlist que a banda de Seattle originalmente apresentou ao público presente.

Em 16 de março de 1992, três dias após a data final de sua turnê europeia de estreia, PEARL JAM dirigiu-se ao Kaufman Astoria Studios, em New York, para gravar uma apresentação à meia-noite do MTV Unplugged.

Na época, a banda de Seattle havia lançado apenas um single do seu álbum de estreia em 1991, "Ten", mas com a música "Alive" se provando popular entre os ouvintes da rádio, a MTV decidiu dar um golpe na banda em plena ascensão, reservando-os para se apresentarem no mesmo dia no qual Mariah Carey e Boyz II Men estavam sendo gravados para os seus próprios especiais Unplugged, somente para que a emissora economizasse nos custos de produção.

Transmitida na TV em 13 de maio de 1992, a performance do PEARL JAM no MTV Unplugged foi um sucesso instantâneo com os telespectadores, onde a banda do vocalista Eddie Vedder traduzia com sucesso o poder e dinamismo dos destaques do seu álbum de estreia, em performances acústicas matizadas e emocionantes. 


No entanto, o show que encantou os telespectadores da MTV foi marcadamente diferente da performance que o quinteto de Seattle realmente concedeu naquela sala para o público presente.

O episódio do Unplugged que foi ao ar na TV em 13 de maio de 1992 (a data eu tive que pesquisar, mas me lembro vividamente como um pré-adolescente de 12 anos, vidrado na TV com a fita de vídeo cassete engatilhada para gravar o acústico), estreou as músicas "Even Flow", "Jeremy", "Alive", "Black" e "Porch" (exatamente nesta ordem) para o público em suas casas. De qualquer forma, foi o mesmo programa que a MTV transmitia incessantemente na TV durante anos - onde no Brasil, devido ao acordo entre as redes, a música "Even Flow" deixou de ser apresentada.


Mesmo assim, se tornou o show que catapultou a banda para uma ordem superior de exposição pela TV.

Mas este desempenho que a MTV editou se tornou uma jogada empreendedora por mais de 01 década - quando vivíamos ausentes da internet, só viemos a descobrir neste século que as músicas "Oceans", "State of Love and Trust" e o cover de Neil Young, "Rockin' in The Free World", também haviam sido apresentadas, além da ordem incorreta das canções que nos foram apresentadas.

Então, você pode imaginar a nossa confusão anos depois, quando algo surpreendente surgiu onde descobrimos que o pouso na lua foi falso. De alguma forma, o Unplugged que vimos todos esses anos era, na verdade, uma fraude.


Olhando para trás, parece tão óbvio... É claro que o PEARL JAM sabia que havia música melhor para abrir o show do que "Even Flow", conforme a MTV mostrou, que na verdade ela foi tocada depois de uma breve pausa para limpar a bagunça que a banda fez após a canção "Porch". Ou dando a entender que o grupo só apresentou as clássicas canções, de uma forma que a MTV reorganizaria o setlist para o telespectador.

Acontece que mais de 01 década depois, soubemos que o PEARL JAM abriu a sua apresentação de forma discreta com a música "Oceans", cortada da transmissão original da MTV, além das canções "State of Love and Trust" e "Rockin' in The Free World" que também haviam sido excluídas do programa de TV. 

No entanto, as outras 05 músicas restantes mostraram ao mundo a destreza e confiança de uma banda à beira de um grande avanço.

Ouvindo a ordem correta das músicas apresentadas e totalmente despojada de amplificação e efeito de guitarras, as canções emitem outro tipo hipnótico de gravidade e agressão, onde surgem novas visões sobre o lirismo, arquitetura, sentido melódico, harmonias, texturas e interação em grupo.

Mas o pior ainda está por vir... Depois destas revelações citadas acima e para os mais fanáticos que foram pesquisar fundo sobre o acústico do PEARL JAM na MTV em 1992, o show não termina realmente com o cover de Neil Young.


PEARL JAM voltaria do encore break para ainda apresentar as músicas "Garden" e "Leash" (esta última inédita até então, apesar de ter ficado de fora do álbum de estreia, mas depois ter sido lançada no 2º disco da banda, "Versus", em 1993). 

Estas 02 músicas nunca foram ouvidas na vida (claro, só pelo público presente) e não sabemos se há alguma gravação perdida delas por aí em áudio ou se a MTV também filmou. Só lembrando que o áudio da canção "Garden" que tem no Youtube não é verídica.

E para os mais curiosos, na passagem de som o PEARL JAM tocou: "Oceans", "State of Love and Trust", "Alive", "Black", "Jeremy" e "Porch" (nesta ordem).

Ou seja, a MTV simplesmente fez um verdadeiro açougue com a edição do acústico do PEARL JAM, nos privando de sua real performance, vibe, ordem correta de acontecimentos, informação verídica e apresentação de outras músicas.

Confira o setlist completo do lendário acústico do PEARL JAM na MTV em 1992:

1. Oceans

2. State of Love and Trust

3. Alive

4. Black

5. Jeremy

6. Porch

7. Even Flow

8. Rockin' in The Free World (cover Neil Young)

Encore Break

9. Garden

10. Leash

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead