• Estácio S. Filho

Tom Morello: falando sobre mais pedais de distorção para guitarra que ele usa


Tom Morello, guitarrista das bandas RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, havia sido entrevistado pela revista Premier Guitar e falou sobre alguns pedais de distorção que ele usa (foto).


O guitarrista também citou o pedal que o ajudou a se destacar dos outros guitarristas e admitiu por quê ele só usa pedais independentes uns dos outros - em ver de usar uma pedaleira completa.


Confira somente alguns trechos dessa entrevista:


Jornalista: Você nunca teve problemas em tocar notas aceleradas somente com os dedos, porque às vezes sabemos de músicos que usam pedais específicos para ter um ganho e facilidade para tocar notas rápidas...


Tom Morello: Sim, o único ganho que uso como acessório é apenas o ganho da minha cabeça, que já é bastante substancial, sabe? Eu também uso o pedal Whammy, que é uma das coisas que realmente me ajudou a sair do nicho de soar igual como vários outros guitarristas.


Morello: Na verdade, eu nunca consegui envolver a minha cabeça em torno de engrenagens de como funciona uma pedaleira completa. Uma vez comprei uma pedaleira e não conseguia descobrir como funciona-la adequadamente, então, provavelmente não é para mim.


Morello: Eu tinha um pedal harmônico e pensei: "Bom, talvez seja algo que eu possa fazer funcionar", e depois, além das configurações que eu fiz com o pedal harmônico, inclui o efeito de duas oitavas acima, onde você pode ouvi-lo em músicas como "Know Your Enemy" .


Morello: E seria isso, eu apenas tomei grande liberdade para criar camadas de "ruído branco" que poderiam ser manipuladas de muitas maneiras diferentes, como por exemplo, durante a música "Bullet in The Head" .


Morello: Foi realmente uma questão de apenas olhar para a guitarra de uma maneira diferente, tipo: "Ok, eu tenho um botão para alternar as coisas aqui, então, posso fazer algum barulho diferente".


Morello: E depois conseguir adicionar mais frentes melódicas quando formamos o AUDIOSLAVE, onde tínhamos mais progressões de acordes e uma espécie diferente de beleza acontecendo, assim como solos de guitarra mais elevados.


Em 2019, Tom Morello havia falado sobre outros pedais de distorção que ele usa e o site rockinthehead tinha publicado essa entrevista. Confira logo abaixo:


* Rage Against The Machine: Morello fala sobre amplificadores, pedais de distorção e sua guitarra Arm The Homeless


Confira as performances do RAGE AGAINST THE MACHINE tocando as duas músicas citadas por Tom Morello nessa entrevista, "Know Your Enemy" e "Bullet in The Head" (ambas lançadas no 1º álbum, "Rage Against The Machine", 1992):

"Know Your Enemy"

"Bullet in The Head"

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead