Dave Grohl: "a música 'Exhausted' foi a minha preferida quando estava gravando o 1º disco do Foo Fighters"

July 4, 2020

 

O álbum homônimo de estreia do FOO FIGHTERS está completando 25 anos de vida e Dave Grohl foi recentemente entrevistado pela revista britânica New Music Express e falou sobre o disco.

 

O frontman tinha gravado uma versão inicial deste álbum numa fita cassete quase inteiramente "por diversão", antes que as gravadoras expressassem interesse em lançá-lo.

 

Grohl lembrou o processo de criação do álbum: "Na verdade gravei tudo em sequência. Eu estava muito, muito animado para fazer isso, quero dizer, era quase como um projeto da escola, sabe? Eu estava me preparando, estudava e fazia gráficos..."

 

Ele revelou a sua música favorita do álbum durante aquelas sessões de gravação do disco, citando a canção "Exhausted".

 

"Eu realmente amei a música 'Exhausted'. Ela surgiu depois que muitas das outras já estavam prontas... O som da guitarra, que é tão louco e destruidor, foi feito com esse amplificador que o produtor e amigo Barrett Jones tinha comprado em Londres que mais parecia um galão de gasolina. Era tipo uma lata de gasolina de plástico vermelho, que você deixaria no porta-malas do seu carro caso estivesse sem combustível - a diferença é que tinha este pequeno alto-falante nela".

 

"Era um amplificador de uns 20 cm movido a energia de bateria, tipo, você tinha que colocar pilhas nele para funcionar e se as baterias estivessem gastas o suficiente, o amplificador soaria como essa distorção apocalíptica que acabou saindo no disco e foi muito legal, cara! Aquele foi o som da música que realmente acabou saindo no disco".

 

Grohl inicialmente fez apenas 100 cópias em fita cassete do álbum e disse que as entregaria aos amigos quando os encontrasse: "Havia um cara que morava na cidade que tinha um programa de rádio, mas ele também trabalhou para uma gravadora. Ele me ligou e deixou uma mensagem na minha secretária eletrônica, dizendo: 'Hey, toquei as suas músicas para uma gravadora e acho que eles querem divulgar'".

 

"Eu pensei: 'Merda, mas é apenas uma demo...' Mas é aí que os alarmes dispararam, onde eu fiquei: 'Cara, talvez se torne num disco, talvez eu deva liberá-lo'. Então, enviei uma cópia para o meu empresário, John Silva (que também trabalhava com o NIRVANA)". 

 

"Falei para ele: 'Sim, uma gravadora quer gravar esta fita cassete que eu fiz'. E ele me respondeu: 'Envie esta fita para mim'. Eu enviei para ele e Silva me disse: 'O que você quer fazer?' E eu respondi: 'Não sei, quero dizer... Pode ser que seja divertido grava-la pra valer'”.

 

Grohl revelou a quem ele dedicaria o álbum de estréia do FOO FIGHTERS se estivesse reescrevendo as suas anotações hoje: "Deveria ser para muita gente, mas eu o dedicaria a Krist Novoselic (baixista do NIRVANA) e a Kurt Cobain... Eu tenho 03 filhas e não posso dizer que esse disco é o evento mais importante em toda a minha vida, mas é seguro dizer que não estaríamos aqui agora conversando sobre isso se não fosse o meu tempo no NIRVANA".

 

“Aprendi muitas lições com Kurt e com Krist... Foi uma honra estar nessa banda e foi tão devastador quando acabou, sabe? Mas ficou o catálogo de músicas que criamos juntos e essa experiência mudou não apenas nós, mas também o mundo em que vivemos. Então, acho que esse foi provavelmente o período mais formativo da minha vida”.

 

Confira o áudio de estúdio da canção "Exhausted", citada por Dave Grohl e lançada no álbum de estreia do FOO FIGHTERS:

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 22

August 5, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead