top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: será lançado o livro "Art of Do The Evolution", confira fotos inéditas


Pearl Jam

22 anos depois que a lendária banda de rock PEARL JAM estreou o videoclipe da música "Do The Evolution" - indicado ao Grammy - as suas imagens hipnóticas e chocantes talvez sejam ainda mais relevantes para as questões sociais e ambientais atuais do que era durante a turnê do álbum "Yield" (5º disco, 1998).


Dirigido pela lenda visionária dos quadrinhos Todd McFarlane ("Spawn") e pelo veterano animador Kevin Altieri ("Batman: A Série Animada"), essa conquista em animação contou uma história gráfica e sombria do mundo em 04 emocionantes minutos e é amplamente considerado um dos melhores videoclipes de todos os tempos.


Em 06 de outubro de 2020, a IDW Publishing lançará o livro "Pearl Jam: Art of Do The Evolution", um livro de capa dura com 200 páginas em cores, que revela toda a história por trás da criação deste vídeo histórico. Exuberantemente ilustrado pelas impressionantes fotografias da animação do vídeo, com anotações e designs nunca vistos, o co-produtor do vídeo, Joe Pearson, guiará os leitores através do fascinante processo de dar vida à visão da banda nesta experiência única num livro amável de arte.


Em entrevista para o site Blabbermouth, Todd McFarlane descreve o videoclipe de "Do The Evolution" como: "A história da humanidade em uma versão tão condensada quanto você jamais verá. Neste livro, você verá e lerá sobre alguns dos processos de como realizamos uma tarefa tão hercúlea... Está repleto de tantos exemplos maravilhosos de como dezenas de pessoas criativas se reúnem para montar o que em breve se tornaria um vídeo indicado ao Grammy".


"Ser capaz de produzir este vídeo de animação seminal em meu estúdio para o PEARL JAM e trabalhar com profissionais super talentosos como Eddie Vedder, Todd McFarlane e Kevin Altieri, foi uma oportunidade única na vida", diz Pearson. "E então, ver a reação positiva e contínua em todo o mundo de milhões de fãs ao nosso esforço grupal, foi a cereja deste bolo denso de música e animação nervosa".


Justin Eisinger, diretor editorial de novelas gráficas e coleções da IDW, disse: "O clipe de 'Do The Evolution' do PEARL JAM traz a ameaça da busca do homem pelo domínio em termos rígidos e relacionáveis, um tema que permanece na vanguarda da conversa atual. Imagens e narrativas visuais em camadas que acentuam as letras já impressionantes, criando um vídeo que abrange a história da humanidade. E agora, o seu trabalho inovador pode ser totalmente apreciado neste livro detalhado dos bastidores que explora como tudo surgiu".


O livro "Art of Do The Evolution" é uma leitura essencial para os novos e antigos devotos do PEARL JAM, assim como para os fãs de animação e design gráfico que reconhecem que o clipe de "Do The Evolution" é um ponto alto no campo para qualquer pessoa com um grande interesse na história da humanidade e criação de videoclipes.


Confira o clássico clipe da música "Do The Evolution", onde o PEARL JAM voltava a fazer videoclipes desde o lançamento do 1º disco em 1991 (detalhe: os membros da banda nem aparecem no vídeo):

E mais abaixo, mais fotos do referido livro:

Pearl Jam

Pearl Jam

Pearl Jam

Pearl Jam

Pearl Jam

Pearl Jam

Mais Recentes
Destaques
bottom of page