top of page
  • by Brunelson

Joey Ramone: quando conheceu o vocalista e o guitarrista do The Who


Ramones, The Who

Joey Ramone pode não ter sido o letrista mais talentoso de sua época, mas sem dúvida foi um dos maiores artistas que ajudou a criar o punk rock e gerou milhares de filhotes musicais em todo o mundo. Porém, juntamente com o resto da sua lendária banda, RAMONES, nunca teriam subido ao palco se não fosse por uma banda inspiradora, o THE WHO.


Indiscutivelmente um dos artistas mais influentes da história do rock and roll, os RAMONES conquistaram uma grande quantidade de fãs quando invadiram a cena no ventre da cena musical de New York. O lançamento de 03 acordes os levou a dominar o palco do clube CBGB e logo encontrar sucesso comercial na Europa. Embora o grupo nunca tenha realmente quebrado as paradas até o final dos anos 80, o seu legado sempre será mantido na mais alta consideração.


Mesmo por mais maravilhosos que sejam os RAMONES - onipresentes como os seus hinos "Blitzkrieg Bop", "Beat on The Brat" e "The KKK Took My Baby Away" se tornaram - a banda não é tecnicamente virtuosa, mas mesmo assim os RAMONES confiaram em sua inteligência e energia.


É uma nuance que o vocalista Joey Ramone sempre apreciou em sua banda favorita, o grupo que o fez querer começar a criar música, THE WHO. Embora fosse um pouco difícil chamar os incríveis membros do THE WHO como pessoas normais - de Keith Moon (baterista), Pete Townshend (guitarrista), John Entwistle (baixista) a Roger Daltrey (vocalista) - foi a energia febril da banda e o apetite por destruição que inicialmente os separaram do resto da invasão britânica dos anos 60.


Foi uma invasão que um jovem Joey Ramone olhou com alegria.


Em uma entrevista para revista Entertainment Weekly em 1990, Joey revelou a primeira vez que viu o THE WHO ao vivo e como eles o insinuavam a fazer música: “Quando eu tinha 16 anos, vi o show do THE WHO em New York. Foi a primeira vez que eles tocaram nos EUA e foi num festival com umas 30 bandas... Era a estreia do THE WHO e da banda CREAM pela primeira vez nos EUA. CREAM foi ótimo, mas o THE WHO me surpreendeu. O personagem e o visual de Pete Townshend e de Keith Moon, tinha sido a melhor coisa que eu já tinha visto, sabe?"


Ele acrescentou: "Quando eu pensava em fazer shows com os RAMONES, queria impressionar as pessoas daquele jeito".


É claro que Joey Ramone, de 16 anos, se inspiraria na performance do THE WHO e começaria a traçar o seu próprio caminho para o palco. Musicalmente, os RAMONES pegaria emprestado pesadamente mais do THE STOOGES e outros aspectos, mas na realidade, a maior inspiração dos RAMONES é a energia que o THE WHO mostrava em todas as suas apresentações.


RAMONES chegou a prestar homenagem ao THE WHO em 1993, quando gravaram o seu disco só de covers, "Acid Eaters" (13º disco, 1994), fazendo cover da música "Substitute" e até recebendo o guitarrista Pete Townshend no estúdio para ajudar nos vocais. Joey Ramone revelou numa entrevista para a revista Rolling Stone na época: “Para mim, foi um verdadeiro destaque na minha carreira, porque eu sempre fui um grande fã do THE WHO desde a primeira vez que eles vieram aos EUA, e Pete Townshend sempre foi um mentor invisível para mim".


Continuando: “Ele estava na cidade dirigindo uma peça teatral de 'Tommy' e quando soube que estávamos gravando a canção 'Substitute', Pete foi ao estúdio, ouviu como tinha ficado a gravação e ficou muito empolgado. Eu estava muito nervoso porque o dia em que ele apareceu no estúdio, foi o dia em que eu gravei o vocal principal para a música. Eu nunca tinha o conhecido pessoalmente antes, sabe? Eu já tinha conhecido o vocalista Roger Daltrey, acho que em 1980 na cidade de Londres, e havia sido um encontro esquisito”.


“Estávamos nos apresentando no programa Top of The Tops e Daltrey estava lá e foi um pouco estranho. Ele não parecia entender do que se tratavam os RAMONES", Joey confessou, provavelmente cativado e confundido pelo vocalista que tanto admirava. “Ele me disse: 'Vocês nunca conseguirão alguma coisa usando jaquetas de couro'. Vindo dele, o cantor de uma das primeiras bandas de rock realmente rebeldes, eu não sabia o que pensar. Eu não sabia se ele estava brincando ou o quê? Mas não acho que ele estivesse, sabe?"


Confira o videoclipe da canção "Substitute", interpretado pelos RAMONES e originalmente um cover do THE WHO:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page