top of page
  • by Brunelson

Smashing Pumpkins: "nós fomos os primeiros a lançar um disco gratuito na internet"


Smashing Pumpkins

O frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, falou sobre a turnê em 2000 onde estavam divulgando o 5º álbum de estúdio, "Machina The Machines of God" (último disco gravado com a formação original completa), em uma nova entrevista para o site Guitar Guitar.


Ele também disse como a gravadora se recusou a lançar a sequência deste álbum, "Machina The Machines of God II" (que foram as canções que ficaram de fora do disco original), então, Corgan decidiu lança-lo on-line e afirmou como é mentira da mídia de que foram o RADIOHEAD e o NINE INCH NAILS a lançarem os primeiros lançamentos gratuitos na internet em 2007 e 2008 (respectivamente) - apesar do SMASHING PUMPKINS ter feito isso primeiro em 2000.


Apesar disso, Corgan pareceu elogiar os seus colegas titãs do rock e mostrou estar criticando somente a narrativa da mídia quanto a este fato.


Seguem alguns trechos:


“E então, nós realmente começamos a ganhar algum impulso durante a turnê do álbum 'Machina The Machines of God', que foi o primeiro momento real em alguns anos que nós nos vimos como uma banda de rock. Voltamos para a gravadora e dissemos a eles: 'Vocês sabem, está rolando um movimento real aqui no mercado e nós temos esse outro disco que gostaríamos de lança-lo também, pois achamos que é uma história legal', e a gravadora nos respondeu: 'Foda-se'".


"A maioria das pessoas reconhece os nossos irmãos no RADIOHEAD como o 1º registro gratuito on-line com o álbum 'In Rainbows' (7º disco do RADIOHEAD, 2007). Não tivemos nenhum crédito por isso e logo depois, os fãs estavam adorando o nosso disco e a gravadora chegou até nós e disse: 'Espere, ficamos muito curiosos'. Então, quando conseguimos um movimento real, a banda tinha acabado".


O jornalista perguntou: “Então, o RADIOHEAD ganhou o crédito por isso e também o NINE INCH NAILS por conceder gratuitamente um disco on-line em 2008, que foi o álbum 'The Slip', mas foram vocês os primeiros a fazer isso... Foi em 2001?”


Corgan respondeu: "Sim, em 2000".


O jornalista concluiu: “Então, sigam em frente, pois o legado dirá o contrário. A história sendo escrita depois do fato".


Corgan finalizou: "Ah, sim, sim... Não, tudo bem, é apenas... Foi um momento confuso porque ninguém sabia o que era a internet naquela época, naquele momento".


Confira o áudio de estúdio da canção "Heavy Metal Machine", lançada no disco "Machina The Machines of God":

Mais Recentes
Destaques
bottom of page