• by Brunelson

Grunge e Rock Alternativo: 03 turnês que marcaram os anos 90

Banda: NIRVANA – turnê do álbum “In Utero” (4º disco, 1993)


Após o sucesso internacional do seu 2º álbum de estúdio, “Nevermind” (1991), em questão de 01 ano, o NIRVANA se viu indo de pequenos clubes para arenas e estádios em todo o mundo, assim como eles partiram em turnê para divulgar o seu último álbum de estúdio, “In Utero”. A turnê começou em Phoenix, onde Kurt Cobain e companhia participaram de uma entrevista para a MTV News, descrevendo a banda como sendo um lugar mais feliz do que era 02 anos antes. Cobain falou: "Eu estava completamente cansado com essa coisa toda. Eu não queria ser uma estrela do rock aparecendo em todos os lugares. Eu estava assustado, sabe? Mas eu tive 02 anos para me recuperar". Sem dúvida, o destaque da turnê é o desempenho do NIRVANA no acústico da MTV, realizado no dia 18 de Novembro/1993. Infelizmente, esta seria a turnê final da banda.



Banda: PEARL JAM – turnê do álbum "Vitalogy" (3º disco, 1994)


O PEARL JAM tornou-se conhecido como uma das melhores bandas do planeta para se ver ao vivo, e por várias boas razões. Em 1995, no entanto, o futuro parecia um pouco questionável para o grupo. Foi a 1ª turnê da banda com o seu novo baterista, o 4º a passar pelo grupo e ex-RED HOT CHILI PEPPERS, Jack Irons – talvez, o único real ponto positivo da turnê, juntamente com as performances poderosas da banda. A maior parte dessa curta excursão foi prejudicada pela incapacidade da banda de trabalhar em torno da Ticketmaster, assim como a recusa de plano para tocar em qualquer local administrado pela Ticketmaster. Isso fez o grupo encontrar locais muito difíceis para apresentações, sendo que a banda ficou chocada por não haver outros grupos e artistas tão apaixonados sobre essa questão - assim como eles estavam. As edições culminaram em uma parada em San Francisco, onde um Eddie Vedder doente por uma intoxicação alimentar, começou o show cantando apenas as 07 primeiras canções do setlist - antes de se retirar do palco. Já que NEIL YOUNG estava por ali, ele substituiu Eddie e terminou o show daquela noite, mas as datas seguintes tiveram de ser reprogramadas. Desde então, a banda admitiu a sua teimosia nessa turnê, com o baixista Jeff Ament comentando: "Praticamente nos matou, quase matou a nossa carreira".



Lollapalooza Festival 1992


O fato é que, na década de 90, cada edição do Lollapalooza tinha algo interessante para oferecer, mas eu tive que escolher o ano de 1992 como o nº 1. A programação capturou muito bem o pico da cena da música alternativa da época, tudo em 01 ingresso somente. O line-up das bandas incluía: RED HOT CHILI PEPPERS, SOUNDGARDEN, PEARL JAM, PORNO FOR PYROS e STONE TEMPLE PILOTS, dentre outras… O festival havia sido inaugurado 01 ano antes, mas a turnê de 1992 realmente o colocou em movimento e o levou a se tornar no lendário festival que é conhecido nos dias de hoje.



  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques