top of page
  • by Brunelson

Soundgarden: “o Nirvana foi gigante porque abraçou todo o espectro de pessoas”


Kim Thayil

O guitarrista do SOUNDGARDEN, Kim Thayil, falou sobre os seus problemas com a comercialização da música alternativa no início dos anos 90, em uma nova entrevista para o site Vice.


"Eu não acho que as pessoas estavam entendendo ou interpretando o que estava acontecendo no final dos anos 80 e início dos anos 90 em Seattle. O mainstream estava apenas se agarrando aquela cena e tentando comercializa-la para transformar aquele fenômeno cultural em um projeto lucrativo para eles - mesmo que aquelas primárias bandas de Seattle não lhes apresentassem grandes notas de dolar. Mas então, o NIRVANA surgiu e apresentou fortes sensibilidades comerciais que foram abraçados não apenas pelos fãs de rock e músicos, mas por todo o espectro de pessoas que compraram o disco - crianças, donas de casa e empresários. Essas pessoas também compraram o disco do NIRVANA e é assim que um álbum se torna enorme, não porque todo mundo com uma guitarra o compra, mas todos com uma guitarra, aspirador de pó e um chocalho o compraram. Porém, isso não mudou a visão que todos nós daquela cena tínhamos pelo NIRVANA, porque eles ainda eram aquela grande banda que nós já sabíamos e isso mudou a compreensão do mercado e todas as coisas estranhas que vieram depois - como a revista Vogue, fazendo moda de roupa baseado no estilo grunge. Foi apenas uma das coisas idiotas que o mainstream fez com aquela cena".


"Nós não apresentamos um produto pré-embalado ou pré-fabricado, você me entende? Nós estávamos fazendo música e apenas esperando o impacto em ter uma galera bêbada pulando nos shows que fazíamos nos clubes em Seattle. E provavelmente, desde daquele tempo, há menos lancheiras escolares e aspiradores de pó envolvidos com o SOUNDGARDEN".

Mais Recentes
Destaques
bottom of page