top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: por que eles são uma perfeita banda de rock?

Fonte Site Alternative Nation

Jornalista: Jeff Gorra (06/08/2016)



Por quê? Porque eles são imperfeitos.


Eles são uma banda de garagem que se recusam a sair da garagem. Quando eles têm que deixa-la fisicamente, eles simplesmente levam a garagem com eles - por vezes, fazendo apresentações até nas garagens de outras pessoas (literalmente)!


O FOO FIGHTERS está dando um tempo no meio de um merecido silêncio, depois de uma enorme turnê que se iniciou em 2014 e atravessou todo o ano de 2015 – divulgando o seu 8º e último álbum de estúdio, “Sonic Highways” (2014), além do seu aclamado documentário de 08 capítulos que leva o mesmo nome do disco. Essa banda retrata a história de um grupo que será sempre um dos favoritos na história do rock (doa o que doer), onde me vi pensando sobre Dave Grohl (frontman) e sobre o FOO FIGHTERS de como eles são um grande motivo pela razão do rock ainda ter história para contar – se tornando numas das maiores bandas deste século atual. Na verdade, eles são uma das principais razões de por quê o rock ainda existe - em primeiro lugar, como foi que o FOO FIGHTERS fez para que 1.000 mil pessoas tocassem, simultaneamente, bateria, guitarra, baixo e vocal, da canção “Learn to Fly” na cidade de Cesena, Itália? E de uma forma tão mágica?


"A música vem em primeiro lugar", disse Dave Grohl em uma lendária palestra.


Em 2013, Dave Grohl deu uma das mais profundas palestras que um artista poderia falar. Ele afirmou nos minutos iniciais do seu discurso que, para ele, sempre foi: "A música vem em primeiro lugar. A arte, a música e o que ela significa para você, é o que realmente importa”. Essa é uma afirmação que sempre moveu Dave Grohl e o FOO FIGHTERS.


Em uma banda que consiste, sem dúvida, com 02 dos melhores bateristas do mundo, Dave é um vocalista de alma cheia, gritando com a sua voz rouca, inspiradora e tocando guitarra com muita energia. Ao descrever nesta palestra como ele descobriu o poder da música quando era ainda um garoto, ele disse: "Eu tinha finalmente encontrado a minha voz e isso era tudo o que eu precisava para sobreviver a partir daquele momento. A recompensa para tocar uma música do começo ao fim, sem cometer um erro..., bem, isso foi o suficiente para me alimentar durante semanas. Eu gostava da minha nova voz, porque não importava o quão ruim ela soava, eu sabia que era a minha voz. Não havia ninguém lá para me dizer o que era certo e o que era errado, por isso que não havia certo ou errado".


É verdade! Quando foi a última vez que você ouviu Dave Grohl fornecer os seus vocais em outras gravações de outras bandas? (na bateria nós sabemos que a história é diferente, certo?)


Mas isso não importa – a sua voz é única e assim, a música não soa demasiada.


"Quem vai dizer o que é uma boa voz e o que não é? O programa da TV chamado The Voice?", havia dito Dave nesta mesma palestra.


O FOO FIGHTERS são pioneiros em criatividade. Cada oportunidade de fazer um novo álbum de estúdio começa com uma grande lona em branco. Enquanto a banda vai para o porão para reunir as suas fontes de arte, eles se certificam em usar alguma cor de pintura que nunca usaram antes. Eles não excluem as cores que já utilizaram - eles simplesmente as misturam com as novas, criando, em última análise, uma nova e única marca de cor.


É só dar uma olhada em grande parte do seu catálogo:


O disco de estreia, “Foo Fighters” (1995), foi feito inteiramente por Dave Grohl. Ele escreveu todas as músicas e tocou todos os instrumentos ao fazer a gravação no Robert Lang Studio, Seattle - com a única exceção na parte da guitarra interpretado por Greg Dulli da banda AFGHAN WHIGS, na música "X-Static".O 2º disco, "The Colour and The Shape" (1997), simplesmente nos apresenta os maiores sucessos da banda. No 3º disco, “There is Nothing Left to Lose” (1999), a banda gravou no porão da casa de Dave em Virginia. O 4º disco, "One by One" (2002), também foi gravado no mesmo porão. No 5º disco, “In Your Honor” (2005), eles lançaram um álbum duplo onde no Disco 01 é apresentada as canções elétricas de rock e no Disco 02 somente as músicas acústicas. O 6º disco, "Echoes, Silence, Patience and Grace"(2007), é simplesmente o álbum mais experimental da banda até hoje. O 7º disco, “Wasting Light” (2011), foi gravado na garagem de Dave tudo em fita analógica. O último álbum, “Sonic Highways”, foi um tributo inovador para a história da música americana, que contou com gravações (também em fitas analógicas) em 08 cidades diferentes. Sobrou até mesmo para o EP lançado no final de 2015 e que serviu de agradecimento da banda ao fãs pela intensa turnê mundial, chamado “Saint Cecilia” - gravado em um saguão de hotel no meio do mato em Austin, Texas, para depois as cópias serem distribuídas gratuitamente para quem quisesse (e nem é preciso dizer quais álbuns ganharam o Grammy, certo?). Os álbuns são diferentes um dos outros e sem rivalidades – cada um na sua própria maneira. Cada álbum é imperfeito - do jeito que eles sempre foram – sempre capturando a emoção crua do rock’n roll... Cada álbum é único.


"Você ainda é e sempre será essa mesma pessoa lá no seu núcleo: o músico. E a música vem em primeiro lugar", Dave falou na mesma palestra.


Carisma é definido no dicionário como: "Atratividade convincente ou charme que pode inspirar devoção em outros". Apesar de “charme” se destacar como a palavra-chave nessa definição, é a habilidade de inspirar devoção em outros que me faz dizer que o FOO FIGHTERS exala carisma - com Dave Grohl sendo o capitão carismático do seu navio. Ele dá o exemplo ao fazê-lo de uma forma atraente, convincente e sutil o suficiente para que você saiba que a verdade está lá - dominando o fato de que a música faz você se sentir livre.


Dave é uma pessoa que teve que começar de novo, logo após um dos pesadelos mais inimagináveis que foi a morte de Kurt Cobain (ex-frontman do NIRVANA), começando a sua própria gravação em músicas novas e voltando a fazer o que ele mais conhece e ama. A música vem em primeiro e como ele disse também: "Não havia certo ou errado, porque era tudo criação minha".


No topo com uma forte base de garagem que é o FOO FIGHTERS, também se estabelece uma fina camada de sátira, mais notavelmente visível em seus vídeo clipes ou em momentos cômicos de Dave Grohl atrás de um microfone. Um tema comum para todas as garagens: elas servem como um forte e seguro refúgio. Cair do palco no início de uma turnê mundial e quebrar a perna com estádios e ingressos esgotados? Sem problemas... – fato ocorrido na Suécia em 2015. Basta criar um trono gigante e móvel para navegar pelo palco.


O FOO FIGHTERS tomam as suas próprias decisões e literalmente escrevem, gravam e executam as suas próprias canções. Eles é quem decidem o que o novo álbum vai ser, quais serão as músicas lançadas como single e o que eles vão entregar realmente para os fãs.


Embora essas notas do discurso de Dave já esteja fazendo 03 anos, eu percebo que elas soam hoje mais verdadeiras do que nunca – assim como a banda está em silêncio agora, a sua mensagem universal estará sempre disponível na hora que você quiser escutar.


Dave muitas vezes expôs em seu discurso como o artista musical EDGAR WINTER e o punk rock mudaram a sua vida – e que lhe fizeram reconhecer a sua voz. Continuamente praticando o que ele prega, Dave e o FOO FIGHTERS estão ajudando as massas a encontrar a sua voz. Olhe para o que aconteceu na cidade de Cesena, Itália – eles mostraram a sua voz de uma maneira surpreendente.


"É a sua voz! Você tem que estima-la, respeita-la, alimenta-la, desafia-la, estica-la e gritar até que se foda tudo! Porque todo mundo é abençoado com pelo menos isso, a sua voz", Dave havia dito no final do seu discurso.


Em 28 de Julho/2016, o FOO FIGHTERS postou uma mensagem de simples 05 palavras em uma rede social, que dizia: "Pergunta... Vermelho, preto ou marinho?" Você não pode ajudar (se não sabe), mas eu acho que eles têm algo criativo na manga para nos mostrar em breve, usando as suas vozes que continuam a aprimorar na garagem.


Mas, novamente, o que eu sei?

Foo Fighters

Mais Recentes
Destaques
bottom of page