• by Brunelson

06 empregos que artistas musicais tiveram antes da fama


Superficialmente, as estrelas do rock podem parecer pessoas fora do comum e para muitas pessoas elas agem como super-heróis.


Correndo para salvar o seu dia com uma canção ou um álbum, é fácil se perder no misticismo da música. A realidade é que eles são apenas pessoas normais com um talento extraordinário que receberam o reconhecimento que mereciam.

Eles não foram arrancados do nascimento para que em seguida fossem colocados num regime de treinamento restrito para prepará-los à lidar com os holofotes, ao contrário, a maioria dos seus artistas favoritos também trabalharam em empregos dignos que sustentam muitas famílias e merecem respeito, antes de chegar ao grande momento da fama musical.

Abaixo, resolvemos dar uma olhada em alguns dos empregos que alguns astros do rock tiveram antes de se tornarem famosos.

Embora todos estes músicos tenham crescido com aspirações de se tornarem as estrelas que viriam a se concretizar, esse não foi o caminho que as suas vidas seguiram pela primeira vez. Muitos artistas tiveram que percorrer uma longa estrada para alcançar o sucesso, o que significava trabalhar todas as horas possíveis do dia e investir tudo na busca pelo sonho de ser um músico profissional.


Embora a maioria das pessoas que tentam isso não consigam alcançar esta selvagem aspiração, os nomes nessa lista conseguiram exatamente o oposto.

Alguns dos seus músicos favoritos trabalharam em lugares tão distantes quanto possíveis da imagem do rock'n roll, no entanto, estas experiências proporcionaram a todos a determinação obstinada de fazer de tudo para ter sucesso na música.

Essa lista apresenta membros da realeza musical como Kurt Cobain, Tom Waits e David Bowie. Figuras que parecem não terem tido uma vida fora da música, mas que fizeram alguns trabalhos antes da sua música os presentearem com uma passagem para fora da situação em que estavam e rumando para novos horizontes.

Confira 06 artistas e os seus empregos antes da fama:

Kurt Cobain

O falecido Kurt Cobain foi zelador do seu próprio colégio que estudou e abandonou - antes do NIRVANA se tornar um nome familiar.


Quando Cobain conheceu o baixista Krist Novoselic, o vocalista tinha apenas 17 anos de idade e passava o tempo relutante em seus dias como zelador e odiando cada segundo do seu trabalho.

Esse emprego pagou a 1ª fita demo da banda, como Novoselic mais tarde lembrou numa entrevista: “Aqui estava um cara que nunca limparia a sua cozinha ou levaria o lixo pra fora, ou faria esse tipo de tarefas, sabe? Mas Kurt Cobain trabalhou como zelador e foi assim que ele pagou por aquela fita demo”.

Em uma entrevista, Cobain foi convidado a falar sobre a correlação entre o grunge e o seu emprego como zelador, onde ele comentou: “É uma mistura fina de solventes de limpeza para não ser usada em banheiros. Quando eu era zelador, costumava trabalhar com mais 02 caras, Rocky e Bullwinkle. Eles limpavam os vasos sanitários com as mãos nuas e em seguida, almoçavam sem lavarem as mãos... Eles eram muito sujos”.

Conforme relatado na biografia oficial de Kurt Cobain, "Mais Pesado Que o Céu", o futuro frontman do NIRVANA também chegou a trabalhar num canil, como camareiro de hotel, numa tapeçaria e outros bicos...

David Bowie

David Bowie poderia ter apenas 13 anos de idade quando estava nesse emprego, mas ainda é notável imaginar que ele trabalhou como entregador de açougueiro.


Bowie, sem surpresa, não ficou no emprego pela paixão e sonho que tinha de se tornar um músico, mas esse trabalho foi o primeiro passo para ele atingir seu objetivo.

Ainda aos 10 anos de idade, ele tinha visto Little Richard se apresentar na televisão e ficou maravilhado com a sua grandeza, sendo que a partir daquele dia ele dedicou a sua vida a se tornar uma estrela assim como Little Richard.

Esse emprego que David Bowie conseguiu trabalhando como entregador no açougue era para pagar um saxofone que ele estava economizando preciosamente, e depois de todas as longas horas gastas em economizar para o instrumento, com certeza ele não iria ficar trabalhando muito tempo nesse emprego.

Ozzy Osbourne

O trabalho pré-fama de Ozzy Osbourne antes do BLACK SABBATH era num matadouro.

O cantor de renome mundial trabalhou em um matadouro por 18 meses em Birmingham entre 1964 e 1965, e pode ser uma explicação de porquê ele não teve problemas em arrancar a cabeça de um morcego ou outras manobras repulsivas que realizou ao longo de sua carreira.

Bom, depois de trabalhar num matadouro, você já deve ter visto de tudo...

Ele relembrou em seu livro biográfico: “Aprendi a gostar do matadouro. Eu me acostumei com o cheiro e assim que provei ser um removedor de vômito, eles me promoveram a matador de vacas. Eu não sei lhe dizer quantos encontros mortais eu tive de homem-contra-vaca no matadouro..."

Patti Smith

Patti Smith tinha o emprego mais desejável em sua essência antes de chegar ao eclético cenário de New York dos anos 70.


Antes de ser famosa, ela trabalhou como operária de fábrica fazendo brinquedos, no entanto, a novidade de trabalhar em uma fábrica de brinquedos logo passou batido pela cantora.

Na verdade, não foi o emprego em si que lhe traria pesadelos, ao invés de sonhos infantis que a fabricação de brinquedos acarretaria.


Mais tarde, ela relembrou numa entrevista: “As coisas que aquelas mulheres fizeram comigo naquela fábrica foram horríveis. Elas se juntariam contra mim e enfiariam a minha cabeça no vaso sanitário cheio de urina".

Tom Waits


O trabalho de Tom Waits antes da fama era de lavador de panelas na Napoleone Pizza House em San Diego, California, se destacando em sua função e não demorando muito para que o promovessem a pizzaiolo.


Esse tempo que Waits passou trabalhando aqui foi formativo e ele até começou a compor músicas.

Waits mais tarde lembrou que a pizzaria ficava: "A poucos passos do estúdio de tatuagem de um amigo meu, que ficava do outro lado da rua. Tinha vontade de me tornar cozinheiro e era tudo o que eu queria ser, mas o que também aconteceu foi que fiquei perplexo com a jukebox e com a física de como você entra na escuta e sai de uma jukebox. É daí que veio isso em mim, tipo, eu ouvia Ray Charles cantando e pensava: 'Cara, isso é realmente alguma coisa'”.

Courtney Love

Antes de fazer sucesso na música, Courtney Love ganhou uma lucrativa carreira como stripper.


A striptease ajudou a financiar sua paixão e com o dinheiro que economizou se dedicou a ajudar a sua banda, HOLE, a lançar carreira.

Certa vez, ela disse ao jornal LA Weekly: “Eu tinha que trabalhar durante o dia também. Pra mim, naquela época, U$ 300 dólares por dia era bom. Eu era capaz de fazer o tipo de economia de uma stripper, quero dizer, foi assim que compramos a nossa van para fazermos as turnês com o HOLE".

Ela comentou em outra ocasião: “Fazer striptease financiou a minha banda e também havia muita tentação em termos de drogas naquela época, sabe? Eu estava, tipo: 'Ok, quando eu ganhar 01 milhão de dólares, vou usar todas as drogas que quiser'. O que realmente fiz, já que estamos falando disso".

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques