top of page
  • by Brunelson

Bad Religion: "eu e Eddie Vedder temos uma filosofia de vida parecida"


Bad Religion

Na edição de janeiro de 1997 (foto), a revista brasileira Showbizz havia entrevistado o vocalista do BAD RELIGION, Greg Gaffin, na sessão de Onzze Perguntas.


Na época, a banda estava em turnê do álbum "The Gray Race" (9º disco, 1996), após ter sido consagrada em âmbito mundial com a poderosa trilogia dos álbuns "Generator" (6º disco, 1992), "Recipe For Hate" (7º disco, 1993) e "Stranger Than Fiction" (8º disco, 1994).


O grupo foi formado em 1979 na cidade de Los Angeles e é um dos pioneiros e longevos do punk rock em atividade até hoje. Em 1982 lançaram o 1º álbum, "How Could Hell Be Any Worse", sendo que o último e 17º disco foi lançado recentemente em 2019, "Age of Unreason".


Ex-professor de biologia e amigo de Eddie Vedder (frontman do PEARL JAM), o vocalista e líder do BAD RELIGION dá uma geral no punk atual.


Confira a matéria na íntegra:


Pergunta: Como fundador de uma banda punk que sobrevive há 16 anos, você se sente um mito?


Greg Gaffin: Sempre quis ser uma influência para meu público e não um ídolo. Por isso fico fora do mainstream, não dou a menor importância para valores impostos pela sociedade.



Pergunta: Você se vê como um cara importante no rock?


Greg: Não me sinto importante pelo punk, aliás, nunca ninguém me deu muita importância. Sou um verdadeiro alternativo.



Pergunta: Dizem que o GREEN DAY não é punk. O que você acha?


Greg: Música é para ser reinventada. A questão é como se reinterpreta. Na minha opinião, o GREEN DAY e o OFFSPRING não são meras cópias, eles conseguem ter algo particular.



Pergunta: A volta do SEX PISTOLS muda o cenário punk atual?


Greg: Eles não tem esse poder todo. O verdadeiro punk se posiciona no mesmo patamar do público, isso é, comunicação honesta. Não tem nada a ver com a sensação pop fashion criada pelos ingleses. Há diferença entre ideologia e egocentrismo.



Pergunta: BAD RELIGION saiu da Epitaph Records por dinheiro?


Greg: Não saímos da nossa gravadora por grana, já tínhamos o suficiente... O que não significa que estejamos ricos. Hoje, na Sony Records, os nossos discos são muito melhor distribuídos.



Pergunta: O guitarrista e co-fundador da banda, Brett Gurowitz, deixou o BAD RELIGION porque vocês saíram da Epitaph? Ele é o proprietário da gravadora...


Greg: Era uma questão de escolha: ou Brett continuava com a gente, ou dava mais atenção à Epitaph. Ele foi sensato, com a sua saída do BAD RELIGION, a Epitaph cresceu e Brett ficou mais flexível para cuidar das outras bandas...



Pergunta: Você vem declarando interesse pela música folk americana. Isso quer dizer que você também está mais flexível?


Greg: Sempre me interessei por folk music, que se iguala ao punk porque divide experiências com o público. O que se ouve na rádio hoje em dia são ritmos e não melodias. E melodia é fundamental tanto no folk quanto no punk.



Pergunta: Eddie Vedder é muito seu amigo... O que você acha do PEARL JAM?


Greg: Acho o PEARL JAM uma banda especial e prefiro considera-la à parte da cena grunge... Eu e Eddie temos uma filosofia de vida muito parecida, ele é um profundo pensador...



Pergunta: E vive meio recluso...


Greg: O mistério é essencial para criar um popstar, o que acabou afastando Eddie das pessoas. A minha vantagem é que não me sinto tão intimidado para expor minhas ideias, o que me deixa mais livre para alcançar as pessoas. E eu adoro conhecer pessoas...



Pergunta: Como você encara o sucesso?


Greg: O sucesso leva muitos artistas a pensarem que foram escolhidos por Deus para concentrarem poder - o que, aliás, não é o caso de Eddie Vedder. Mas o poder do artista está em suas ideias, não no sucesso, que passa cedo ou tarde. Não consigo acreditar que isso venha de Deus.



Pergunta: Por que você escolheu o nome BAD RELIGION?


Greg: Hoje, acredito que a religião ruim é uma mera metáfora para o dogmatismo. Mas, pra falar a verdade, na época em que surgiu o nome, eu era um moleque de 15 anos que nem sabia o significado de dogmatismo. Eu queria mesmo era encher o saco dos adultos.


O site rockinthehead havia publicado uma matéria especial sobre o BAD RELIGION um tempo atrás. Para conferir, é só clicar no título abaixo:



Confira o videoclipe da canção que foi o single deste álbum de 1996, "A Walk":

Mais Recentes
Destaques
bottom of page