Geddy Lee: o baixista que ele disse que “é um monstro no baixo e consegue fazer qualquer coisa”
by Brunelson
29 de jun.
3 min de leitura
Atualizado: 7 de jul.
De uma perspectiva técnica, o RUSH era impecável.
Geddy Lee (vocalista/baixista), Neil Peart (baterista) e Alex Lifeson (guitarrista) estavam todos individualmente entre os mais talentosos no mundo inteiro em seus próprios instrumentos, mas juntos eles eram mais fortes ainda. RUSH simplesmente empurrou o rock progressivo para um novo território, construído sobre as fundações de sua aptidão musical incomparável.
Assim como o resto de seus companheiros de banda, Lee é um mestre em sua arte, que, no caso dele, é o baixo. A magia musical que Lee exibiu em clássicos amados do RUSH como as músicas "Anthem", "La Villa Strangiato", "YYZ" e "New World Man", fez dele um baixista apreciado em todo o mundo. Embora o baixo não seja o papel mais glamoroso que o público mainstream se aperceba, ele é fundamental e estabelece as bases para que todos os outros prosperem e saibam onde pisar.
Paul McCartney certa vez comentou em uma entrevista para a revista Rolling Stone: "Ninguém quer tocar baixo, ou pelo menos, ninguém tocava naquela época". Isto também aplica-se a Geddy Lee, que não tinha planos de ser baixista, e assim como McCartney, inicialmente eles tinham ambições de se tornarem guitarristas.
O beatle continuou: "Na minha época ninguém escolhia ser baixista. Você sempre foi um guitarrista e alguém lhe dizia: 'Bem, precisamos de um baixista', então, eles votavam e você acabaria se tornando no baixista... Sabe, foi assim que me tornei baixista. Eu fui eleito".
A partir desse ponto, Lee encontrou sua vocação na vida e se apaixonou pelo instrumento. E não foram apenas Lee e McCartney que aprenderam baixo porque era sua única entrada em uma banda, mas o mesmo também se aplica a Flea do RED HOT CHILI PEPPERS.
Sendo assim, poucas pessoas impressionaram mais Lee como baixista do que Flea, que ele acredita ter alcançado o status de maior sucesso de todos os tempos.
Flea não foi votado para ser baixista de um grupo, em vez disso, foi seu amigo da escola, o guitarrista original do RED HOT CHILI PEPPERS, Hillel Slovak, que o encorajou a pegar o instrumento de 04 cordas e se juntar à sua banda de garagem. Embora Flea tivesse formação musical principalmente sob influência do jazz tocando trompete por aí, ele nunca considerou tocar baixo.
O que acabaria sendo uma das decisões mais excelentes que Flea já tomou na vida. Ele nasceu para tocar baixo, vide como demonstrou seu dom ao longo da carreira com o RED HOT CHILI PEPPERS. Sem dúvida nenhuma, Flea é um dos melhores baixistas que já caminharam sobre a Terra.
“Ele é um monstro no baixo”, Lee disse uma vez em entrevista também para a revista Rolling Stone sobre Flea. “Ele é um dos grandes, você sabe, dos baixistas contemporâneos. Suas influências são tão movidas pelo funk rock e ele pode fazer qualquer coisa”.
Lee continuou: “Em músicas como ‘Give it Away’, o impacto de Flea é como o baixo da canção ‘Come Together’ dos BEATLES ocasionou em nós naquela época, e assim como o baixo em tantas grandes canções populares na história. Ele está fornecendo um ritmo alternativo para a bateria e outra melodia alternativa para a música. Flea também está trabalhando na parte inferior do braço e na parte superior do braço do baixo durante toda a canção. Sabe, ele fica indo e voltando entre eles o tempo todo, o que eu sempre adorei como baixista. Sua linha no baixo nesta canção é um exemplo perfeito do que estou tentando dizer”.
Além disso, Lee acredita que Flea causou uma mudança na forma como o baixo é tocado, concluindo: “Flea me surpreende, quero dizer, quando você fala sobre uma geração de baixistas que se destacaram... Há tantos e acho que Flea cresceu um pouco do jazz e um pouco do R&B, pois eu me lembro que por um tempo era tudo o que eu ouvia dele”.
Flea e Lee são 02 figuras que todo baixista aspirante deve estudar meticulosamente e aprender seus atributos que os tornaram excepcionalmente únicos em seu ofício. São nuances que deixaram eles na prateleira dos melhores de todos os tempos.
"Give it Away" (5º disco do RED HOT CHILI PEPPERS, "Blood Sugar Sex Magik", 1991)
Commentaires