top of page
  • by Brunelson

Deep Purple: quando gravaram o disco ao vivo junto com a Orquestra de Londres em 1969


DEEP PURPLE nunca foi conhecido por ter a formação mais estável de todos os tempos. Por mais clássicos que eles possam ter dado ao mundo do rock, sua propensão para riffs insanos só foi igualada pelo drama constante nos bastidores, com várias formações indo e vindo ao longo dos anos.

E embora a banda fosse comumente conhecida por Ian Gillan atrás do microfone, um dos seus projetos iniciais como novo vocalista do DEEP PURPLE não começou da melhor maneira.

Quando a banda se formou, eles pensavam em tocar músicas mais preocupadas em improvisar do que em escrever singles para o mainstream. Fundada por Jon Lord (teclados), Ritchie Blackmore (guitarra) e Ian Paice (bateria), a formação original também contava com Nick Simper nos vocais e Rod Evans no baixo.

Com 03 álbuns lançados, eles perceberam que o DEEP PURPLE estava indo atrás de um som que já havia sido tocado várias vezes. Como a maioria de suas músicas pareciam emular grupos americanos como o VANILLA FUDGE, seu melhor curso de ação foi reestruturar a formação, onde dispensariam Simper e Evans para seguirem em frente com coisas mais incríveis.

Embora Gillan tenha sido contratado ao lado do baixista Roger Glover, seus pontos fortes seriam totalmente utilizados no disco de estreia da banda com ele nos vocais, "In Rock" (4º disco, 1970), mas antes disso, em vez de gravarem puramente um disco de hard rock, a primeira incursão de Gillan no mundo do DEEP PURPLE veio com a sua apresentação tocando ao lado da Orquestra Sinfônica de Londres.

Como Glover lembrou no DVD "Classic Albums", Blackmore não gostava de tocar música clássica junto com rock'n roll, com Gillan dizendo: “Isso dividiu a banda. Jon Lord gostou da ideia, mas Ritchie nunca gostou dessa coisa de orquestra”. Dadas as raízes de Lord no mundo do piano da música clássica, ele pensou que seria um ótimo exercício de experimentação para a banda, combinando os solos hiperativos de Blackmore com sons orquestrais.

Embora Gillan cantou lindamente durante as músicas, ele se lembra de ter tido alguns problemas para montar as letras de uma certa canção, dizendo nesse documentário: “Estávamos sentados no bar e Jon se aproximou de mim e disse: 'Você poderia encontrar algum tempo antes de fazermos esse maldito show e escrever as letras daquela parte?' Então, peguei um guardanapo e escrevi as letras algumas horas antes do show”.

E enquanto Blackmore trabalhava meticulosamente no setlist, ele ainda não tinha encontrado sua vocação até ver do que o LED ZEPPELIN era capaz.


Convencendo o DEEP PURPLE a seguir em uma direção semelhante, esta formação que seria considerada a clássica se tornaria uma das bandas mais celebradas da década de 70, casando o amor de Lord pela música sofisticada da música clássica com as visões do rock and roll de Blackmore.



Mais Recentes
Destaques
bottom of page