• by Brunelson

Dave Grohl: a banda que ele chamou de uma combinação dos Beatles com o Black Sabbath


Ao discutir a realeza do rock da era moderna, o nome de Dave Grohl é colocado bem perto no topo da pilha.

O frontman do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA tem sido um elemento sempre presente que viu o gênero se reconfigurar muitas vezes e existe uma banda que capturou a sua atenção a um grau tão inebriante, que Grohl os comparou à dupla sagrada de BLACK SABBATH e os BEATLES, depois de ouvir pela primeira vez um novo álbum desse grupo.

De vez em quando surge uma banda que o interrompe feito uma barreira e uma dessas para Dave Grohl foi o SOUNDGARDEN, da vez que ele escutou a música "Black Hole Sun" pela 1ª vez (4º disco, "Superunknown", 1994). Foi uma experiência que ele nunca esqueceria, pois o momento ocorreu durante a última sessão de gravação do NIRVANA em janeiro de 1994, que foi uma experiência tumultuada com a saúde mental de Kurt Cobain cada vez mais frágil.

No entanto, o produtor Adam Kasper chegou "armado" no estúdio com o álbum do SOUNDGARDEN, "Superunknown", no qual ele ainda estava trabalhando e Grohl ficou imediatamente impressionado.

“Ele colocou a canção 'Black Hole Sun' para tocar e eu me lembro de pensar: 'Puta merda, isso vai ser enorme'", lembrou Grohl em sua biografia, "The Storyteller". “Porque pra mim, foi aquele encontro perfeito dos BEATLES com o BLACK SABBATH, que é o que eu acho que colocamos na biografia do NIRVANA, mas eu não acho que o SOUNDGARDEN tinha emparelhado o sucesso até aquele disco e em particular, a essa música".

“Era muito mais melodicamente sofisticado do que qualquer outra banda de Seattle estava fazendo. Foi um grande negócio e pra mim, eles tinham aquela ética punk rock, underground e do it yourself, mas eles também estavam tocando um rock realmente diferenciado”.

“Você sabe, SOUNDGARDEN foi a 1ª banda de Seattle a sair em turnê, a 1ª banda a quebrar as barreiras do underground em Seattle, a 1ª banda a ser contratada por uma grande gravadora e fazia sentido que eles fossem a 1ª banda a escrever uma música como 'Black Hole Sun'. Ninguém tinha uma voz como a de Chris Cornell”. Ele continuou: “Ninguém tocava bateria como Matt Cameron e eles eram uma banda incrível. Depois de 20 anos, esse é um daqueles discos que eu honestamente sinto que o seu filho ou os filhos dos seus filhos vão descobrir e dizer: 'Nossa, pai, você sabia sobre essa banda? SOUNDGARDEN?'" Após a morte de Chris Cornell, Grohl ficou compreensivelmente de luto, chegando a comentar: “Chris era uma pessoa muito doce e cheio de vida. Ele tinha muito a oferecer e essa doeu... Ao longo dos anos, você meio que conta as suas bênçãos por ter sobrevivido e de repente, vê outra pessoa cair”. Devido a sonoridade singular do SOUNDGARDEN cheia de contratempos e sons recortados, Chris Cornell realmente tinha o poder de incluir por cima uma camada especial com o seu vocal, tornando músicas obscuras e estranhas, acessíveis ao mainstream.


"Black Hole Sun"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques