Grunge: Top 50 melhores álbuns, pela Revista Rolling Stone - nº 50
De bandas como MUDHONEY a MOTHER LOVE BONE e além, a revista Rolling Stone elegeu os 50 melhores discos do grunge, esta nova e desajustada raça que tinha nascido nos anos 80 e conheceu o mundo nos anos 90, refazendo o rock da época.
São álbuns clássicos, essenciais e multi-platinados de um cenário originalmente underground.
Há 25 anos atrás, Kurt Cobain previu que o grunge se tornaria brega, quando foi entrevistado pela revista Rolling Stone: "O grunge é um termo tão potente quanto a new wave quando surgiu, mas você não pode se livrar do que vai acontecer, vai se tornar uma coisa fora de moda”.
Na época, Eddie Vedder estava na capa da revista Time, o estilista Marc Jacobs vestia modelos famosas com roupas de flanela e até o jornal New York Times estava questionando: “Como uma palavra de 06 letras significa sujeira e imundície? Lixo se tornando sinônimo de um gênero musical, uma declaração de moda e um fenômeno popular?”
Embora a palavra tenha caído em desuso, a música da época continua sendo vital.
Isso porque, se as bandas gostaram ou não do termo, o grunge era um movimento. Em menos de 01 década, NIRVANA e um punhado de bandas da área de Seattle saíram da obscuridade e conquistaram a cultura popular, reconstruindo-a à sua própria imagem. Em suas letras, eles prenderam os seus corações nas mangas, criaram um ambiente inclusivo para as mulheres e outros marginalizados pelo mainstream do rock de cabelos compridos dos anos 80, e tomando uma dica do punk rock, eles acabaram com o estrelato do rock.