top of page
  • by Brunelson

Thurston Moore: o que ele realmente pensa do Pixies?


SONIC YOUTH ganhou reputação em ser uma das bandas mais icônicas a emergir da cena experimental e noise de New York no início dos anos 80, onde o seu fator "cool" permanece intacto mesmo com a banda encerrando as suas atividades em 2011.

Coincidindo com a sua ascensão, outra banda significativa do rock alternativo, PIXIES, também emergiu como uma força notável do gênero, sendo que tanto o SONIC YOUTH quanto o PIXIES possuem qualidades únicas que desafiam comparações fáceis.

Thurston Moore, vocalista/guitarrista do SONIC YOUTH, tornou-se precioso no movimento punk rock assim que ele entrou em seu radar. Na verdade, ele se identificou tanto com o punk rock e hardcore, que, o que ele ouvia antes foi rapidamente desconsiderado: “Quando o punk rock surgiu em 1976 ou 1977, todos os discos que você teria na minha idade naquela época, seja do BLACK SABBATH, PINK FLOYD, LED ZEPPELIN, BAD COMPANY, YES, Emerson, Lake & Palmer ou do Allman Brothers Band, todos esses discos foram meio que colocados e guardados no porão”.

Na verdade, os interesses aguçados e os seus notáveis talentos como guitarrista, levaram Moore no comando do som punk que estaria entranhado na sonoridade noise e experimental do SONIC YOUTH.


Em 1976, ele abandonou a universidade em Connecticut para ingressar na cena punk rock montando primeiramente uma banda punk hardcore e assistindo a apresentações do escritor William S. Burroughs em clubes de New York como o CBGB ou no Max's Kansas City, assim como da artista musical Patti Smith.



Durante os anos 80, tanto o SONIC YOUTH quanto o PIXIES emergiram como pioneiros do movimento florescente do rock alternativo, cada um ostentando elementos adicionais de experimentalismo e vários outros estilos musicais que os diferenciavam dos sons mais convencionais da época. Em particular, o PIXIES têm sido elogiado por terem um apelo mais difundido devido à sua capacidade de adotar sensibilidades melódicas mais acessíveis.

E embora a "rivalidade" entre as 02 bandas nunca tenha sido confirmada ou comentada oficialmente, Moore, uma vez em entrevista, descreveu sua opinião sobre as comparações entre os 02 grupos: “Nunca escutei o disco 'Surfer Rosa' do PIXIES. Eu sei que é um clássico e eu não deveria admitir isso, mas quando o PIXIES já existia, eu não era muito entusiasta deles. Sabe, eu gostava de coisas mais distantes e o PIXIES pra mim era uma banda pop punk. Eles tinham uma fama entre os universitários e me lembro de quando estávamos juntos com o NIRVANA e eles ficavam procurando discos do PIXIES o tempo todo nas lojas de discos. Eu pensava: ‘Vocês só podem estar brincando’, mas eles não estavam, porque ficavam comprando discos e fitas piratas de shows do PIXIES durante a turnê e eu falava: ‘Vocês estão malucos?'”

A capacidade do PIXIES de misturar gêneros é algo pelo qual eles são elogiados. Em particular, o álbum "Surfer Rosa" (1º disco, 1988) foi aclamado por sua mistura de estilos musicais, incluindo canções populares de guitarra como "Broken Face" e "Break My Body", ao lado da clássica música "Where is My Mind". Mais tarde, a banda lançaria o álbum "Bossanova" (3º disco, 1990), que se tornou essencial e interessante por sua capacidade de dividir os fãs - aqueles que preferiam o rock puro gostavam desse último, enquanto aqueles que gostavam das contribuições mais pop punk do PIXIES gravitavam em torno do primeiro.

Em contraste, SONIC YOUTH permaneceu mais frequentemente fiel às suas influências punk, com muitos dos seus sucessos sendo um exercício de rock experimental e barulhento. No final das contas, ambas as bandas tinham os seus próprios estilos e sons únicos, e muitas vezes passeavam pelos mesmos circuitos e círculos, no que diz respeito a shows e bastidores.

Independente disso, os 02 grupos coexistiram e contribuíram para o florescimento da cena musical alternativa daquela época, também abrindo a porta e influenciando toda uma nova geração de bandas com o grunge de Seattle e região ainda na década de 80.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page