by Brunelson

18 de set de 2022

Alice in Chains: "foi ideia da banda ter uma mulher nua e meio enterrada no deserto para 'Dirt'"

O 3º trabalho de estúdio do ALICE IN CHAINS, "Dirt" (1992), possui uma capa icônica e chegou ao nº 06 no ranking da Billboard recebendo muitos elogios de crítica.
 

E para comemorar os 30 anos desse clássico álbum, o grupo postou em rede social algumas histórias de como a capa do disco foi decidida e criada, além de algumas fotos recém-reveladas nunca antes vistas dos bastidores de criação da capa - e que separamos 01 foto no final dessa matéria.
 

Confira o que o fotógrafo da capa do álbum "Dirt", Rocky Schenck, deixou escrito (ele também foi o diretor do videoclipe da música "Them Bones" do ALICE IN CHAINS):
 

“Eu queria que essa capa tivesse uma atmosfera bastante ‘infernal’. Foi ideia da banda ter uma mulher nua e meio enterrada no deserto. Ela poderia estar morta ou viva... Todas as minhas experiências com o ALICE IN CHAINS foram ótimas, foram experiências que mudaram a minha vida. Sou muito grato pelos momentos verdadeiramente brilhantes que tive com esses caras incríveis”.
 

 
Em vez de fotografar a capa do álbum em um deserto de verdade, o fotógrafo construiu um "deserto" no seu próprio estúdio em Hollywood para que ele pudesse controlar a estética e iluminação. Ele pintou o cenário do céu, construiu montanhas em miniatura e fez o chão do deserto com espuma e argila misturados. Schenck também deixou um buraco em forma de corpo no chão, grande o suficiente para a modelo, Mariah O'Brien, poder se deitar dentro dele.

* Alice in Chains: "vejo o disco 'Dirt' como um avanço, assim como foi o 'Nevermind' para o Nirvana"
 

 
O vocalista do SLIPKNOT, Corey Taylor, ofereceu em rede social um trecho de sua citação que estará no livro que acompanhará o box de relançamento do disco "Dirt":


 
“ALICE IN CHAINS mudou toda a minha abordagem de composição. Eles me mostraram que você pode escrever/casar o pesado com o bonito e combinar o sádico com o esperançoso. É apenas um álbum perfeito... Simplificando, é um dos maiores álbuns de hard rock/heavy metal de todos os tempos. Ele transcende os gêneros. Ele fala com as pessoas, independentemente da idade ou geração. É literalmente uma clínica sobre como fazer o niilismo e a contemplação trabalharem juntos”.
 

 
Dentro do seu comentário, Taylor compartilhou a sua associação ao álbum "Dirt", afirmando que ele era um grande fã da banda desde o 1º dia em que viu o show deles, quando o ALICE IN CHAINS estava abrindo os shows da turnê "Clash of The Titans" para ANTHRAX, MEGADETH e SLAYER, que começou em 1990 e terminou em 1991.


 
“Depois deste show, a 1ª música que iria ouvir do álbum 'Dirt' foi 'Would', porque estava na trilha sonora do filme 'Singles' (1992). O meu pensamento inicial foi: 'Como eles vão superar isso?' E, caralho, eles arrasaram com o disco 'Dirt'! Todo o álbum é uma perfeição, as harmonias são perfeitas, os tons da guitarra são tão gordos, a paixão é linda e os grooves – como o baixo cola na bateria – são incrivelmente tocáveis”.