Buscar
Tuatha De Dannan: em "In Nomine Éireann" homenageando a cultura e música da Irlanda
- by Brunelson
- 27 de dez. de 2020
- 3 min de leitura

Disponível em CD Digipack pela Heavy Metal Rock, grupo fez show online de lançamento do álbum neste domingo passado. São 26 anos de história! Sete álbuns, shows e turnês por todo Brasil, inclusive na Europa, quando se apresentaram no maior festival de heavy metal do planeta, o Wacken Open Air. Idolatrados pelo público e imprensa especializada, ganharam exposição até na grande mídia, participando de programas televisivos de grande audiência.
Os fatos históricos da carreira do TUATHA DE DANNAN são mesmo abundantes. Como sua arte. A relação do TUATHA DE DANNAN com a cultura irlandesa é tão intrínseca quanto sua relação com o heavy metal. De certa forma a banda mineira singulariza a pluralidade desse mosaico étnico que é a cultura brasileira. "In Nomine Éireann", novo trabalho da banda, é criativamente espontâneo – está sendo lançado há pouco mais de um ano após "The Tribes of Witching Souls" – assim como também é espontânea a sua intenção: homenagear a cultura e música da Irlanda. De acordo com Bruno Maia, a ideia de lançar um disco como "In Nomine Éireann", que reúne canções tradicionais irlandesas rearranjadas e readaptadas para o universo criativo do TUATHA DE DANNAN, é tão antiga quanto os desafios comuns a qualquer banda de rock.
"Em meio a tantas demandas que uma banda tem, nunca tivemos uma formação antes da atual que se sentisse confortável em debruçar sobre um trabalho desse", conta o vocalista e multi-instrumentista. "Até que, no ano passado, depois do lançamento do último trabalho e com sua subsequente turnê, vimos que era a hora, já que a atual formação é muito harmoniosa e competente. A ideia era que esse seria um disco rápido de se produzir, mas ninguém contava com o coronavírus". Os reveses da pandemia só foram minimizados pela familiaridade e proximidade do TUATHA DE DANNAN com a cultura irlandesa. A seleção do repertório do álbum foi feita pelo próprio Bruno Maia que é um especialista na arte da Irlanda, além de ser um dos integrantes da banda TERROR CELTA de música tradicional irlandesa ao lado de outros três músicos do TUATHA DE DANNAN: Giovani Gomes (b), Rafael Ávila Delfino (d) e Nathan Viana (violino).

Comments