top of page
  • by Brunelson

Stone Gossard: "Neil Young é o melhor e acho que ninguém chega perto dele"


“Ele é o melhor compositor, cantor, guitarrista e paisagista sonoro. Acho que ninguém chega perto dele”, disse o guitarrista do PEARL JAM, Stone Gossard, sobre Neil Young - em uma nova entrevista para o site Louder Sound.

Ele continuou: “Para ser honesto, eu realmente não estava escutando Neil Young até que ele nos pediu para tocar com ele em seu álbum de 1995, 'Mirror Ball' (21º disco), sendo que isso teve um grande impacto sobre nós e foi um grande elogio também. Todos os seus álbuns simplesmente me surpreenderam, mesmo os seus discos mais obscuros que apresentam músicas lindas e comoventes que você não consegue acreditar que não foram grandes sucessos".

“Tenho ouvido muito o álbum 'Sleeps With Angels' (20º disco, 1994). É um álbum tão bonito com canções lindas como 'Western Hero', 'Trans Am' é incrível e 'Change Your Mind' é uma das músicas mais fantásticas já escritas. Esse é um dos discos sobre os quais as pessoas nem comentam muito e cada época de sua carreira é ótima e ele ainda está gravando álbuns legais e interessantes".




"Aprendemos muito tocando com ele. Já o vi tocar 30 ou 40 vezes ao vivo e cada vez é um aprendizado pra mim. Ele é o melhor compositor, cantor, guitarrista e paisagista sonoro, tipo, ele está naquele nível como Bob Dylan. A maneira como ele mistura as coisas aumentando a distorção de sua guitarra através de feedbacks e tocando o seu blues, folk, rock, soul e noise, é simplesmente inspirador. A maneira como ele faz os seus solos na guitarra é magistral também".

“Além disso, a simplicidade de suas mudanças de acordes é incrível. Eu conversei uma vez com ele e lhe disse: 'Meu Deus, Neil, estou tão empolgado com aquela música nova em que você toca apenas 03 acordes' e ele me respondeu: 'Sim, mas você sabe que ultimamente tenho gostado apenas de criar músicas com 02 acordes?', e eu pensava: 'Nossa! Meu Deus!'"

"Quando eu estava na escola, o guitarrista do MUDHONEY, Steve Turner, havia me dito: 'Não aprenda a tocar guitarra e nem tente descobrir, apenas monte uma banda e comece a fazer isso', sendo que essa foi a coisa mais libertadora que eu já fiz. Eu nunca em toda a minha vida escutei alguém falar sobre arte dessa maneira como Turner havia me dito. Então, quando Neil Young me disse que ele estava se concentrando em criar músicas usando apenas 02 acordes, isso foi incrivelmente libertador e que fez a música parecer que é para todos, e não essa coisa complicada e intocável. Imagine se as pessoas soubessem que poderiam escrever uma música de sucesso depois de aprender somente 01 ou 02 acordes, tipo, imagine como isto seria libertador".

Gossard finalizou: "Neil Young é tão velho quanto o inferno, mas ele é como uma criança em termos de quão animado ele fica com a música. Neil é o máximo e não acho que alguém possa chegar perto. Ele é um cavalheiro e definitivamente é um dos 'mocinhos'".


"Change Your Mind"


תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page