• by Brunelson

Stone Gossard: "depois do acústico, pensava que não merecíamos tudo aquilo que estávamos passando"


O guitarrista do PEARL JAM, Stone Gossard, comentou sobre a recusa de Eddie Vedder em gravar a música “Betterman” ainda para o álbum "Ten" (1º disco, 1991), em uma nova entrevista para o programa Strombo Show na Apple Music.

Seguem alguns trechos:

“Nenhum de nós tinha qualquer argumento a dizer sobre isso, porque era uma decisão de Eddie Vedder. A sua capacidade de já pensar dessa forma naquela época, foi realmente uma parte importante para a nossa carreira e do nosso sucesso a longo prazo, porque eu acho que os nossos fãs se acostumaram com..." 

"Há uma variedade de espécies em nossos experimentos e músicas, então, concordamos não esperar que tudo se alinhasse perfeitamente".

"Na época, estávamos criando um monte de canções diferentes e algumas funcionaram e outras não, mas a música 'Betterman' foi... Eu não sei se eu já tinha escutado esta canção muito antes de Eddie nos dizer: 'Não vamos lançá-la no disco'". 

"Depois, quando fomos gravar o nosso 2º álbum de estúdio em 1993, 'Versus', Eddie chegou a gravar uma demo dela para o nosso produtor escutar, Brendan O'Brien, e talvez chegamos a escuta-la uma ou duas vezes e dissemos: 'Parece uma boa canção', mas só iríamos lança-la mesmo em nosso 3º álbum de estúdio, 'Vitalogy' (1994)”.

Realmente, no livro que marca os 20 anos de vida do PEARL JAM, "PJ20", é dito que a música "Betterman" já era conhecida da banda desde as gravações do álbum "Ten" e que o produtor Brendan O'Brien queria que fosse lançada quando estavam gravando o disco "Versus", o que foi recusado por Eddie Vedder, para não deixar o álbum comercial demais.


Esta canção é de autoria de Vedder e já era tocada com a sua antiga banda na California antes de se juntar ao PEARL JAM, chamada BAD RADIO.

Gossard também falou sobre a performance do PEARL JAM no MTV Unplugged em 1992: “Me lembro de ficar nervoso, mas também tocamos muito bem e fomos ficando confortáveis em tocar aquelas músicas acusticamente. Acho que ainda estávamos numa fase em nossa carreira que nos sentíamos confortáveis com as ofertas do mainstream. Depois de um tempo, admito que perdi um pouco a confiança por alguns anos, onde não tinha certeza se merecíamos tudo aquilo que estávamos passando..."

"Acho que eu ainda estava numa época em que realmente acreditava de bom grado cair no mundo mainstream... Me lembro que saímos muito bem nesta apresentação, mas até então tínhamos nos apresentado poucas vezes de forma acústica, pois contamos muito com o barulho e a selvageria dos nossos shows para gerar a energia necessária”.

Recentemente, o outro guitarrista do PEARL JAM, Mike McCready, também falou sobre a apresentação no acústico da MTV em 1992.


Acústico da MTV: "eu não queria ter feito aquela apresentação", diz o guitarrista do Pearl Jam

Confira a performance do PEARL JAM neste acústico da MTV com a canção "State of Love and Trust" (que ficou de fora do álbum "Ten"):


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead