• by Brunelson

Sonic Youth: quando estrearam na TV fazendo cover do The Stooges


Não precisamos contar a você a longa história de por que amamos o SONIC YOUTH (quando escutei a 1ª vez numa fita-cassete no walkman andando de skate em 1992, foi quando enxerguei que existiam outras coisas por trás da cortina).

Especialmente considerando que tudo o que realmente precisamos fazer é mostrar este cover de 1989 do hino da banda THE STOOGES, a música "I Wanna Be Your Dog", apresentada pelo SONIC YOUTH no programa de auditório da TV americana, Night Music (foto).

No entanto, antes de mergulharmos no vídeo, vale a pena lembrar como os gênios do rock alternativo, noise e guitar band, SONIC YOUTH, foram extremamente influentes na história do rock.

Antes do SONIC YOUTH, não havia nada perto da quantidade necessária de coragem na música rock, para o grunge criar raízes e nascer do underground.

A banda permitiu que todos ao seu redor florescessem criativamente...

Normalmente, a estreia de uma banda na TV não é para ser esquecida e com o SONIC YOUTH não poderia ser diferente. Quer você seja do NIRVANA ou outra grande banda, na primeira vez que você entra na frente das câmeras de TV ao vivo em rede nacional, a realidade da fama de repente fica um pouco mais próxima de você.

E esta performance poderosa do SONIC YOUTH é outra corda no arco da banda e prova que o grupo era tão atemporal quanto acabaria se tornando.

A banda faria a sua estreia na TV no programa de música noturno do saxofonista David Sanborn, conhecido como Night Music - anteriormente chamado de Sunday Night. O show teve um período muito curto de vida de 1988 à 1990, mas ainda proporcionou alguns atos verdadeiramente incríveis assumindo performances marcantes e selvagens em suas apresentações.

Artistas como Screamin’ Jay Hawkins, Miles Davis, PIXIES e muitos mais, marcaram presença neste programa de TV.

SONIC YOUTH faria a sua estreia no programa com uma performance especial de sua música chamada "Silver Rocket", lançada no álbum mais recente da banda, "Daydream Nation" (5º disco, 1988), com a devida pira musical no meio da apresentação - atitude clássica do SONIC YOUTH.


Confira esta apresentação citada da canção "Silver Rocket":


Mas como parte da visão inicial de Sanborn para o programa Night Music, o grupo também precisaria fazer um cover com o resto dos convidados no show.

Sanborn lembrou em uma entrevista de 2013: “A ideia era conseguir músicos de diferentes gêneros no programa, fazer com que tocassem algo individualmente - de preferência algo mais obscuro ou inesperado em vez do seu último hit - e então, ter um momento no final onde todos iriam se reunir e fazer algo coletivamente”.

Então, quando os créditos estavam preparados para subirem na telinha na etapa final do programa, SONIC YOUTH entrou no palco novamente acompanhado por Sandborn, membros do THE INDIGO GIRLS, da banda de apoio da Night Music e Daniel Lanois, para uma apresentação especial do cover da banda THE STOOGES, "I Wanna Be Your Dog".

O que se segue é uma performance clássica do SONIC YOUTH com Kim Gordon (vocalista/baixista) fazendo a sua melhor impressão de Iggy Pop, adicionando um punhado de rosnados guturais em cima de uma interpretação brilhante para selar uma estreia maravilhosa na TV.

É uma performance cheia de energia crua e de homenagem direta a uma série de músicos enlouquecidos e claramente encorajados pelo poder da música.

É uma alegria pura.

Confira esta performance no vídeo abaixo:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead