top of page
  • by Brunelson

Rock and Roll: de onde surgiu o termo?


Assim como o frontman do ARCTIC MONKEYS, Alex Turner, disse uma vez quando estava recebendo um prêmio no Brit Awards 2014: “Aquele rock and roll, às vezes parece que está desaparecendo, mas nunca vai morrer e não há nada que você possa fazer sobre isso”.

De fato, às vezes pode parecer que o gênero rock and roll que antes parecia eterno, está escapando de nosso alcance, mas ele persistentemente levanta a cabeça ao longo dos tempos de uma forma ou outra.

Embora o rock and roll tenha uma forma musical e gêneros na sua árvore genealógica desde a década de 50, devemos questionar de onde veio o termo.


Um uso antigo de “rock and roll” foi usado no século 17 por marinheiros americanos para descrever o movimento de balanço de um navio no oceano.

Já em termos musicais, a frase foi utilizada pela 1ª vez em 1916 na canção "The Camp Meeting Jubilee", com versões gravadas pelo Edison Male Quartet e o Columbia Quartet. A música trazia a letra: "Keep on rockin' and rolling in your arms".

No começo do século 20, o termo foi adotado pelas comunidades negras para se referir a dançar, festejar e se divertir, ou seja, o ser humano em busca da pulsão de vida e dos princípios de prazer através da espontaneidade. A mensagem passou a ser utilizada em várias canções populares nas décadas de 20 até 40. Um exemplo é a música "Rock it For Me" de Chick Webb, com a letra: "Você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll?"

Também foi evidente as conotações sexuais e religiosas que ocasionou desde as canções da década de 20. Quando chegou a década de 50, esses significados começaram a ceder espaços para outros assuntos e temas, especialmente quando músicos brancos começaram a se apropriar dos gêneros musicais negros como R&B, gospel e blues.

O lendário radialista, Alan Freed, começou a se referir à “música rock and roll” nas rádios convencionais em 1951, o que estabeleceu um precedente para a forma como concebemos o termo hoje.


Aparentemente, Freed encontrou o termo no single "Sixty Minute Man" de Billy Ward and his Dominoes, que apresenta a letra: "I rock 'em roll 'em all night long". Freed disse mais tarde na rádio: “Rock and roll é realmente um balanço (dança) com um nome moderno. Começou nas barragens e plantações rurais, pegou as canções folclóricas e traz o R&B em si”.

Olhando para trás, o rock and roll como o conhecemos hoje é fortemente influenciado pelos primeiros discos de R&B com um toque mais áspero e mordaz, popularizado pelo próprio Rei do Rock and Roll, Elvis Presley. Elvis realmente foi influenciado pela música negra do início do século 20, mas talvez dada a história do gênero, seu apelido deva ser considerado pela forma como ele alcançou e deixou o seu legado no mainstream, mas um pouco forçado para aqueles que vieram antes dele.

Em suma, o termo rock and roll encontra a sua origem nas palavras dos marinheiros de outrora, transpostas posteriormente para as comunidades negras no início dos anos 1900, que o usavam para descrever a sua propensão a festas, dançar, beber e se divertir, para que em seguida, fosse adotado pelos radialistas da década de 50 para descrever a nova cena musical de guitarra que havia sido influenciada pelo gospel antigo, blues e R&B.

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page