top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: guitarrista explica por que eles não queriam lançar singles


Durante o seu período de atividade de 1968 à 1980, LED ZEPPELIN lançou poucos singles e se eles pudessem fazer as coisas do seu próprio jeito desde o início, os lendários pioneiros do hard rock provavelmente não teriam lançado nenhum single.

LED ZEPPELIN estava na linha de frente das bandas que queriam o seu som rock orientado apenas pelo lançamento de álbuns, uma revolução relativamente nova na indústria da música naquela época, onde o grupo queria colocar a importância de um disco completo na frente do trabalho de um artista.

As influências do LED ZEPPELIN, seja Little Richard ou Muddy Waters, eram mais conhecidas por seus singles individuais. Os álbuns seriam montados ao acaso pelas gravadoras, com a maioria dos grupos tendo pouco a dizer sobre o conteúdo. Bandas como os BEATLES e ROLLING STONES, viram grandes discrepâncias entre as versões britânica e americana dos seus álbuns lançados e o guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page, insistia para que isto não acontecesse com a sua banda.

Apenas 02 singles oficiais foram lançados do álbum "Led Zeppelin" (1º disco, 1969) e 01 single oficial do álbum "Led Zeppelin II" (2º disco, 1969). O primeiro foram com as músicas "Good Times Bad Times" e "Communication Breakdown", e o último da canção "Whole Lotta Love". Nos EUA, essa última alcançaria a 4ª posição no ranking da Billboard, dando ao grupo o seu single de maior sucesso.

Mas quando Page começou a montar o material para o próximo álbum da banda, "Led Zeppelin III" (3º disco, 1970), os singles eram a última coisa que ele tinha em sua mente.

“Certamente, dentro do contexto escrito do que estava sendo apresentado às pessoas para ouvir, tudo caminhava para lançamento de singles”, disse Page para a revista Total Guitar em 2020. “Então, quando chegou ao ponto do estilo mais acústico do nosso 3º álbum, você pode imaginar a nossa gravadora entrando no estúdio e nos perguntando: 'Onde está o 'Whole Lotta Love' da vez?' E eu respondi: 'Ah, isso está lá no 2º disco, porque esse já é o nosso 3º álbum agora'".

Page continuou: "Você sabe como é com os executivos da gravadora lhe dizendo: 'Mas vocês precisam de um single'. Tínhamos singles nos EUA e em outros lugares, mas eu queria ficar longe desse mercado e mantê-lo como uma coisa somente de álbuns completos. Logo nos estágios iniciais em nossa banda, eu exigi que não queríamos ser um grupo conhecido por singles, mas que fôssemos conhecidos pelos álbuns que estávamos lançando... E claramente, eu queria fazer cada álbum diferente do anterior”.

Page acabaria concordando em lançar a canção "Immigrant Song" (3º disco) como single junto com a música "Hey Hey What Can I Do" como lado-b do mesmo. A canção "Immigrant Song" também entraria no ranking da Billboard, mas a banda continuaria reticente em lançar singles.

O guitarrista do LED ZEPPELIN finalizou, explicando que ele tinha planos em mente para levar a banda a sério, ao contrário dos veículos de comunicação que viam a ausência de singles uma atitude de desleixo por parte deles: “Eu realmente sabia o que queria fazer. Se você pensar sobre isso, nesse 3º álbum há uma canção chamada 'Tangerine', mas eu a escrevi quando ainda estava no THE YARDBIRDS. Então, esperei um bom tempo e não a lancei no 1º ou no 2º álbum, sabe? Esperei até que se encaixasse na textura certa em todo o restante das outras músicas do disco. Sendo assim, a canção 'Tangerine' se encaixa muito bem no 3º álbum, então, sim, eu tinha um plano e não apenas com esta canção, é claro!"


"Tangerine"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page