top of page
  • by Brunelson

King's X: "todo o pessoal do grunge dirá que nós os influenciamos na afinação em drop-D"


O vocalista/baixista da banda KING'S X, Doug Pinnick, foi entrevistado pela rádio WRIF de Detroit e falou também sobre o SOUNDGARDEN.


KING'S X é uma banda formada em 1979 e está em atividade até hoje, com 14 álbuns de estúdio, discos ao vivo e coletânea lançados. Apesar de ter iniciado as atividades em 1979 e gradativamente se tornando conhecida no circuito underground sob os nomes de THE EDGE e SNEAK PREVIEW, somente em 1988 que o KING'S X iria lançar o seu 1º álbum de estúdio, "Out of The Silent Planet".


Seguem alguns trechos:

“Havia uma coisa chamada de afinação drop-D que já vínhamos fazendo desde 1979 e lançaríamos em 1988, quando o nosso 1º álbum foi lançado, sendo que quase todo esse disco foi afinado em drop-D", disse Pinnick.

“Alguém me disse uma vez: 'A maneira mais rápida de fazer todo mundo imitar você, é tocar algo que qualquer criança pode tocar quando pega uma guitarra imediatamente'. Nesta afinação, você pode tocar com um dedo só na guitarra e de repente você tem o HELMET e todas essas bandas que estavam tocando músicas com dois acordes em drop-D. O pessoal do ALICE IN CHAINS e PEARL JAM, todos eles dirão que nós os influenciamos nessa questão".


“Eu também já conhecia Chris Cornell nos anos 80 e estávamos juntos às vezes escrevendo músicas. A gente conversava sobre isso, sabe? Depois, alguém me telefonou e disse: 'Você já ouviu a nova música do SOUNDGARDEN?' E eu respondi: 'Por quê?' Era a canção 'Outshined' e sim, tinha essa mesma vibe".

"Uma vez, alguém me disse que a música 'Spoonman' (4º disco do SOUNDGARDEN, 'Superunknown', 1994) soa como uma música que Ty Tabor escreveria (guitarrista do KING'S X) e realmente, estávamos gravando discos assim naquela mesma época".

Ele continuou: “Eu me lembro de conversar com Chris Cornell quando estávamos gravando o nosso álbum, 'Dogman’ (5º disco, 1994), e o SOUNDGARDEN estava gravando o disco ‘Superunknown’. Estávamos rindo sobre o quão alto costumávamos cantar e fizemos um acordo para cantar mais baixo nesses álbuns. Então, nós temos as músicas 'Black Hole Sun' e 'Flies and Blue Skies' de cada banda e acho que eu e ele, tenho certeza disso, nós nos influenciamos e forçamos cada um os seus limites".

Pinnick concluiu: “Eu me lembro que todas essas bandas de Seattle começaram a tocar em afinação drop-D e falava: 'Meu Deus, eles estão fazendo o que nós fazemos', e as pessoas estavam dançando novamente e cantando melodias mais baixas. Isso era o que estávamos fazendo desde quando saímos pela 1ª vez em turnê, então, se isso foi uma inspiração para essas bandas, sim, eu vou aceitar, porque estávamos apenas imitando as bandas que crescemos ouvindo (risos)”.


"Outshined" (3º disco do SOUNDGARDEN, "Badmotorfinger", 1991)


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page