top of page
  • by Brunelson

Josh Homme: "faz diferença quando você ouve Dave Grohl tocar bateria", disse o frontman do Queens of The Stone Age e Them Crooked Vultures


“Faz diferença quando você ouve Dave Grohl tocar bateria, porque você ouve alguém tocando bateria como compositor”, disse o frontman do QUEENS OF THE STONE AGE e THEM CROOKED VULTURES, Josh Homme.


Refletindo sobre como foi trabalhar com Dave Grohl quando o convidou para gravar a bateria no 3º disco do QUEENS OF THE STONE AGE, "Songs For The Deaf" (2002), onde também fizeram juntos uma parte dessa turnê e arrecadaram alguns prêmios Grammy, Homme explicou por que ele é tão notável em seu ofício.


A parceria entre eles continuaria quando formaram o THEM CROOKED VULTURES em 2009 e contando novamente com a participação de Grohl na bateria para gravar algumas músicas no 6º disco do QUEENS OF THE STONE AGE, "Like Clockwork" (2013).


Só lembrando que o THEM CROOKED VULTURES é formado por Homme na guitarra e vocal, Grohl na bateria, John Paul Jones no baixo (LED ZEPPELIN) e Alain Johannes na guitarra (ELEVEN e ex-QUEENS OF THE STONE AGE). Eles lançaram somente 01 álbum de estúdio em 2009 (homônimo) e fizeram uma turnê completa até meados de 2010.


Conforme entrevista de Homme ao jornalista musical Logan Kelly, ele argumentou que a única coisa que tornou possível tocar com músicos tão famosos no THEM CROOKED VULTURES foi ter uma forte identidade criativa entre eles: “Eu espero e acho que a única maneira de tocar com músicos tão incríveis, é porque eles pensaram: 'É como se eu estivesse tocando comigo mesmo, apenas sendo eu naturalmente'".


No que diz respeito a Dave Grohl, é também a sua capacidade de ser ele mesmo, mas também o conhecimento de compositor com o qual ele aborda ao tocar bateria, que segundo Homme, faz dele um grande baterista: “Dave é um ótimo baterista e toca bateria tão diferente de todos os outros. Como Dave é um compositor, quando ele toca bateria é fácil conversar sobre partes de bateria com ele, então, você pode criar algumas partes de bateria, ele pode criar outras e você fica animado, porque essas partes de bateria são tão musicais quanto um riff de guitarra, ou um riff de baixo, ou um vocal".


Homme finalizou: "Faz diferença quando você ouve Dave tocar bateria, porque você ouve alguém tocando bateria como compositor. E assim, embora John Bonham do LED ZEPPELIN seja um dos seus bateristas favoritos, ele não está copiando sua inspiração. A inspiração que ele está tirando de John Bonham é apenas: 'John Bonham está tocando como ele mesmo. Eu deveria fazer isso também'".


Confira 02 performances com Dave Grohl na bateria:


"Regular John" (1º disco, "Queens of The Stone Age", 1998)


"Dead End Friends" (1º disco, "Them Crooked Vultures", 2009)


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page