• by Brunelson

James Iha: as 15 músicas favoritas para "dormir" do guitarrista do Smashing Pumpkins


Como membro fundador da icônica banda de rock alternativo dos anos 90, SMASHING PUMPKINS, James Iha se tornou um dos guitarristas mais icônicos de sua geração e um nome de referência na formação do rock como o conhecemos hoje.

Aqui, o músico oferece a sua "mixtape para sonhadores" enquanto escolhe as suas músicas favoritas para dormir.

O guitarrista, que voltou ao SMASHING PUMPKINS em 2018 - desde 2000 separado da banda - claramente tem um ouvido impecável para a música mais relaxante.


Iha, que não apenas escolhe algumas peças etéreas como parte de sua mixtape, também adiciona textura e seriedade ao tema que recebeu com as suas seleções. Uma marca do tipo de guitarrista que ele é, não feliz em apenas se sentar com um som grunge pesado, mas como um toque tonal de Iha se tornou sinônimo de sucesso ao SMASHING PUMPKINS.

Em 2012, quando ainda não tinha retornado ao grupo, Iha se encontrou com o site The AV Club para reunir uma seleção maravilhosa de músicas como parte do programa, "I Made You a Mixtape". A premissa é que o artista deveria definir um tema e criar a melhor mixtape que pudesse para a narrativa escolhida, o que soa como uma alegria para qualquer músico.

Neste caso, Iha teve a ideia de usar no sentido "sonhador".

As suas seleções é uma lista variada e matizada, brincando com a ideia geral do que um sonhador pode ser. Iha seleciona músicas que são pacíficas, experimentais, pulsantes e que dão vida - de Neil Young, Elton John a THE CURE. A imagem que obtemos dos sonhos de Iha é a de um verdadeiro artista, que nunca fica parado e se recusa a ser confinado.

A 1ª música que ele comentou foi "Sugar Mountain" de Neil Young, escrita sobre o desespero de envelhecer. Iha comentou sobre esta canção de 1970: “'Sugar Mountain' é uma música para um sonhador porque é um utópico hippie beatífico e também possui um toque de escuridão nela".

O guitarrista do SMASHING PUMPKINS também cita Bob Dylan com a canção "Mr. Tambourine Man", falando: “Este é o avô de todos esses artistas. Dylan é um letrista e ícone incrível, e pensei que essa era uma canção de fluxo de consciência, onde a música capturaria uma geração inteira nos anos 90 conforme o seu verdadeiro contexto foi se tornando conhecido".

Sobre a banda THE CURE, Iha refletiu sobre como o grupo ofereceu reconhecimento a ele quando era um garoto do colégio através da canção "Charlotte Sometimes". Iha explicou: “Quando eu estava na escola, eu ouvia essa música e era uma coisa tão gratificante para uma pessoa triste ouvir... Se faz sentido o que eu falei”.

A sua lista foi construída e pensada para sonhadores, com alguns artistas que não necessariamente curtimos, mas com certeza respeitamos - que não deixa de ser uma surpresa vindo do jeito transcendental de tocar guitarra de James Iha.

Confira a lista das 15 canções favoritas de James Iha para o tema "sonhadores" e bons sonhos.

‘Sugar Mountain’ – Neil Young ‘To Here Knows When’ – My Bloody Valentine ‘This Is Not’ – Blonde Redhead ‘Watch The Sunrise’ – Big Star ‘In A Big Country’ – Big Country ‘Dancing With Myself’ – Billy Idol ‘Achin’ To Be’ – The Replacements ‘Honeymoon’ – Phoenix ‘Mr. Tambourine Man’ – Bob Dylan ‘Deep Blue Day’ – Brian Eno ‘But Not Tonight’ – Depeche Mode ‘Someone Saved My Life Tonight’ – Elton John ‘The Spark That Bled’ – The Flaming Lips ‘Out There’ – Blake Babies ‘Charlotte Sometimes’ – The Cure

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques