top of page
  • by Brunelson

Garbage: a música escrita como uma ode a Chris Cornell


Por 02 vezes em sua carreira de décadas, a banda de rock alternativo dos anos 90, GARBAGE, foi abalada pela morte de seus colegas do grunge.

Antes do GARBAGE estar totalmente formado, Duke Erikson (guitarrista), Steve Marker (guitarrista), Daniel Shulman (baixista) e Butch Vig (baterista), procuravam por uma vocalista feminina, acabando por se deparar com o trabalho de Shirley Manson com a banda ANGELFISH. Manson não tinha ideia de quem eles eram quando Vig entrou em contato e pediu para ela confirmar verificando os créditos de produtor do álbum "Nevermind" do NIRVANA.



E justamente na noite em que todos se conheceram em Londres, Vig tomou conhecimento da trágica morte de Kurt Cobain.


A ideia do GARBAGE foi colocada em espera e eles aguardaram até que o ANGELFISH encerrasse uma turnê pelos EUA para tentar formalizar as coisas. Depois que Marker, Erikson e Vig foram a um show do ANGELFISH em Chicago, eles convidaram oficialmente Manson para um teste. Ao que tudo indica, as coisas não correram muito bem, mas havia uma sensação de que as coisas poderiam dar certo, então, Manson fez o teste pela 2ª vez.

Por causa do nome de Vig na produção de um disco histórico do rock'n roll, eles decidiram ativamente gravar álbuns que não soassem de acordo com o estilo habitual da época: “Quando surgimos, nos chamávamos de banda pop de ficção científica”, explicou Manson ao site The Face. “Na década de 90, éramos uma das poucas bandas que misturavam rock com pop com batidas de hip-hop e samples retirados de discos clássicos”.

Décadas mais tarde em 2017 e com um punhado de álbuns aclamados pela crítica, Vig e Manson foram convidados pelo Yahoo para falarem sobre toda a sua discografia, mas no dia da entrevista surgiu a notícia de que o frontman do SOUNDGARDEN, Chris Cornell, havia falecido.


Embora Vig e Manson tenham dito que não conheciam Cornell muito bem pessoalmente, eles ficaram claramente comovidos com o seu falecimento, aproveitando a oportunidade para falar sobre uma música que eles tinham criado pensando nele ainda nos anos 90.

Como disse Manson, ela já foi tão “obcecada” por Cornell que quase deu o nome dele a essa música do GARBAGE.

“A história ou memória associada é ao nosso 1º disco, que, na verdade e tristemente, foi lembrada somente após a notícia da morte de Chris Cornell”, disse Manson. “Estávamos compondo muitas músicas em 1994 e eu estava obcecada por Chris Cornell. Tipo, obcecada mesmo por ele! Foi na época da música ‘Black Hole Sun’ e eu costumava assistir toda hora esse clipe na MTV. Foi quando escrevi as letras da canção ‘Fix Me Now’, que na verdade essa música começou se chamando ‘Chris Cornell’”.

E sim, as suas imagens são semelhantes a da música "Black Hole Sun", com as letras de ambas usando cenários extravagantes para traduzir medo e saudade.


"Fix Me Now" (1º disco, "Garbage", 1995)


コメント


Mais Recentes
Destaques
bottom of page