• by Brunelson

Cream: guitarrista Eric Clapton relembra de quando a banda se formou e outras histórias


A banda CREAM pode ter ficado em atividade somente por pouco mais de 02 anos - e incrivelmente ter lançado 04 álbuns de estúdio - mas o que Eric Clapton (vocalista/guitarrista), Ginger Baker (baterista) e Jack Bruce (baixista) conquistaram naquele curto período de tempo, viverá para sempre!


Este power trio foi imediatamente apelidado como o primeiro "supergrupo" do rock.


As três figuras agora icônicas originaram-se de experiências como músicos de estúdio, com Clapton ganhando uma imensa reputação por seu tempo tremendo tocando com a banda THE YARDBIRDS e com John Mayall & The Bluesbreakers. Baker e Bruce, por sua vez, tocaram juntos no THE GRAHAM BOND ORGANIZATION.


A decisão de formar um novo grupo veio depois que, coletivamente, cada membro se cansou de tocar o que lhes eram mandados tocar e em vez disso, queriam começar a sua própria banda - algo que fosse completamente deles.


Clapton lembrou mais tarde numa entrevista para a revista Uncut, como uma viagem de carro levou à formação do CREAM: “Eu sempre gostei de Ginger, sabe? Ele veio me ver tocar com o THE BLUESBREAKERS e após o show ele me levou de volta a Londres em seu carro. Fiquei muito impressionado com o carro dele e como ele dirigia bem... No meio da viagem ele estava me dizendo que queria começar uma banda e eu também estava pensando nisso".


“Quando Ginger me convidou para montar uma banda, perguntei quem mais estava no grupo”, Clapton continuou. “Ele havia me dito: ‘Eu não sei ainda’. Então, sugeri Jack Bruce. Ele me disse: 'Não, por que você teve que mencioná-lo?' Eu disse: 'Porque acabei de tocar com ele, Jack é um ótimo baixista e vocês tocaram juntos no THE GRAHAM BOND ORGANIZATION, então, pensei em vocês e ficaria satisfeito'. E ele me disse: 'Jack Bruce, não... Não nos damos muito bem'. Então, eu tinha desistido naquele ponto e disse que só aceitaria tocar com ele se Jack entrasse na banda. Daí, ele teve que dizer 'Ok'".


O primeiro show foi apenas uma questão de semanas após os primeiros ensaios e aconteceu quando o empresário Robert Stigwood garantiu uma reserva no Manchester's Twisted Wheel em 29 de julho de 1966. O show foi um aquecimento para uma apresentação notável que Stigwood tinha conseguido para dois dias depois, no National Jazz and Blues Festival, um local onde eles subiriam no palco depois do THE WHO.


Stigwood havia enviado um comunicado à imprensa alertando a indústria da música sobre o CREAM, uma nota que imediatamente chamou a atenção dos organizadores do festival. Ele magicamente vendeu a banda como: “O primeiro é o último e o último é o primeiro, mas o primeiro, o segundo e o último são o CREAM”, disse ele. "Eles serão chamados de CREAM".


Apesar de ter feito apenas 01 show até aquele momento, CREAM foi lançado para os holofotes em um dos maiores festivais de música da Grã-Bretanha até então, na frente de 15 mil pessoas que não tinham ideia do que estavam prestes a testemunhar. É seguro dizer que os nervos estavam em abundância antes de subirem ao palco: “É engraçado pensar nisso agora, mas estávamos todos muito nervosos”, escreveu o próprio Eric Clapton em sua autobiografia.


“Éramos uma banda desconhecida no topo da lista naquela noite do festival. Depois de tocar principalmente em clubes em nossas vidas, agora estávamos nos apresentando para 15 mil pessoas. Tínhamos uma quantidade minúscula de equipamentos e sendo apenas um trio, não parecíamos ter energia suficiente para saciar o público presente, sabe? Tudo parecia tão pequeno, especialmente tocando depois do grupo então conhecido como a banda de rock mais barulhenta do mundo, THE WHO”.


Esses layouts iniciais dos incríveis festivais britânicos, mais tarde se tornariam a norma para o CREAM nos próximos dois anos, onde a banda se manteve circulando entre os grandes da época e com a mesma relevância de igualdade.


Confira o áudio completo e setlist de um show da banda CREAM realizado em Londres no dia 15 de novembro de 1966, e depois, quatro músicas apresentadas em Boston/EUA no mês de setembro de 1967:

Setlist (Live in London 1966)


1. Stepping Out

2. Sweet Wine

3. Meet Me in The Bottom

4. NSU

5. Hey Lawdy Mama

6. Sleepy Time

7. Crossroads


Setlist (Live in Boston 1967)


1. Spoonful

2. Sweet Wine

3. Tales of Brave Ulysses

4. Sunshine of Your Love

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead