top of page
  • by Brunelson

The Doors: quando o mainstream americano conheceu a banda se apresentando na TV em 1967


The Doors

THE DOORS, liderado pelo enigmático vocalista/poeta Jim Morrison, era uma força prolífica imparável no final dos anos 60.


Produzindo discos estupendamente proficientes sem parar desde a sua descoberta com o álbum de estréia em 1967, este disco homônimo imediatamente chamou a atenção de corações e mentes em todo o mundo que se apaixonaram pela oferta da dosagem de psicodelia.


O álbum de 1967 é uma obra de arte formidável e é considerado um dos discos clássicos definitivos de todos os tempos. O registro gerou uma riqueza de músicas que se tornariam algumas das mais amadas por sua base de fãs - sem dúvida nenhuma a excelente canção "Light My Fire" que os lançou à estratosfera.


Esta música fez com que o THE DOORS se tornasse o grupo icônico que viria a se tornar, um momento que caiu nas mãos de rádios comerciais reduzindo-a em 2/3 terços de duração, na tentativa de incluí-los no mainstream. Esta mudança dramática na música foi nada menos que um sucesso que levou a canção "Light My Fire" ao topo das paradas da Billboard e também entrar em várias paradas em todo o mundo.


“Tivemos aquele grande problema com a duração do tempo da música, que tinha quase 08 minutos. Ninguém conseguiu descobrir como cortá-la e finalmente eu disse para o produtor da banda: ‘Ninguém pode corta-la, exceto você’. Quando ele cortou o solo, houve gritos”, lembrou o fundador da gravadora do THE DOORS, Elektra Records, o proprietário Jaz Holzman para a revista Mojo. “Exceto Jim Morrison, que disse: 'Imagine um garoto ouvindo até mesmo a versão editada na rádio, ele vai pirar a cabeça'. Então, a banda falou: 'Vá em frente, lance dessa forma mesmo'. No lado-b do single de 'Light My Fire' lançamos a versão completa desta canção”.


A lógica de Jim Morrison provou ser correta quando a música "Light My Fire" abriu as portas para crianças de todo o mundo terem o seu primeiro gosto acessível de psicodelia.


Seguindo o sucesso sem precedentes da canção, THE DOORS foi convidado para uma série de programas de auditório da TV americana para promover o álbum de estréia - incluindo a filmagem que separamos para você no final desta matéria no programa The Jonathan Winters Show.


A performance da banda foi um verdadeiro espetáculo que envolveu o uso de visuais "viajantes" no início e perto do final do vídeo, o que na época antecedeu ao seu tempo neste aspecto. Imagine ser um adolescente em 1967, inocentemente assistindo ao programa na sua casa e sendo apresentado a essa performance alucinante num estilo sensacional do THE DOORS...


Confira esta performance atemporal do THE DOORS apresentando a música "Light My Fire" no programa de auditório da TV americana em 1967:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page