top of page
  • by Brunelson

Beatles: as músicas favoritas de Dave Grohl


Beatles, Foo Fighters, Nirvana

Quando você faz parte de duas das maiores bandas de todos os tempos do mundo do rock, assim como é o caso de Dave Grohl, pode ser fácil se perder em seu próprio ego e impressionante currículo. No entanto, Grohl, o vocalista/guitarrista do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA, ainda tem respeito pelos grandes que vieram antes dele.


Mais notavelmente, os BEATLES.


Dave Grohl, que tinha sido entrevistado pela rádio britânica da BBC em 2019 - e que o site rockinthehead havia publicado em partes para você na época - tinha escolhido as suas canções favoritas dos BEATLES, detalhando a sua admiração por um grupo que influenciou os seus anos de formação.


As suas escolhas oferecem não apenas a visão de um fã profundamente agradecido, mas também o enorme impacto que os BEATLES tiveram sobre ele e toda a cena do rock desde então.


Grohl estava na rádio da BBC para comemorar o 50º aniversário do clássico álbum dos BEATLES, "Abbey Road", e compartilhou algumas músicas que estariam entre as suas favoritas, como "Blackbird", "With a Little Help From My Friends", "Hey Jude" e muitos outros clássicos, mas o verdadeiro interesse que nos chamou a atenção veio das seleções mais obscuras de Grohl...


A primeira é a canção "Hey Bulldog", uma música que viverá por muito tempo na memória de Grohl, por ter feito uma participação nela na cerimônia do Grammy em 2014. Pode ser um lado B para muitos fãs, mas para Grohl “é a quintessência da música rock 'n' roll dos BEATLES”.


Outra canção desta impressionante lista foi lançada no disco "Abbey Road" e Grohl afirma ser rica em rock pesado. Ele escolheu a música "I Want You" sobre o qual ele diz: “Claro, eu adoro música pesada, adoro BLACK SABBATTH e MOTORHEAD, mas acho que nada é mais pesado e melodicamente mais sombrio e profundo, do que o riff desta música".


Outra seleção do álbum "Abbey Road" é a canção "Something", escrita por George Harrison, uma música suntuosa que está no topo da lista de suas favoritas. Grohl disse sobre ela: “Eu acho que de todos os beatles - claro, cada um deles é tão completamente diferente, melodicamente eles são tão diferentes, compondo, liricamente - sobre George Harrison tinha algo sobre ele que eu quase preferia mais”.


Tanto que o FOO FIGHTERS lançou a música "Oh, George" em seu álbum de estréia em 1995, onde Grohl admitiu aqui nesta entrevista que é em homenagem ao beatle.


Grohl também revelou que a música "In My Life" de 1965 ocupa um lugar especial em seu coração, depois de ser tocada no funeral do seu amigo e ex-colega de banda, Kurt Cobain: “Significa muito para mim, porque foi a música que foi tocada no memorial de Kurt Cobain”, explicou Grohl. “Naquele dia, depois que todos disseram a sua música para tocar nas caixas de som, a próxima canção que veio foi esta e todos começaram a celebrar o amor de Kurt pelos BEATLES pela última vez juntos".


Grohl continuou sobre a música "In My Life": “Ainda hoje, quando a ouço, ela toca um lugar em mim que nenhuma outra música jamais tocará. E sabendo o quanto Kurt era fã dos BEATLES e o quanto eles eram uma influência para tudo o que já fizemos... Eu gostaria que vocês tocassem esta canção aqui na rádio".


Grohl também oferece uma visão do impacto inicial dos BEATLES no mundo ao seu redor.


Chegando em 1964 para se apresentar no programa de TV, The Ed Sullivan Show, Grohl sugere que esta performance dos BEATLES "mudou o curso da música rock para sempre". Grohl complementou: “A maioria dos músicos com quem conversei testemunharam que quando viram pela primeira vez esta apresentação ao vivo dos BEATLES na televisão, disseram que aquilo mudou as suas vidas para sempre”.


Parece que Grohl foi afetado pelos BEATLES em quase todas as fases de sua vida: "A música 'Eight Days a Week' é a trilha sonora da minha paixão adolescente", enquanto que a canção 'Because' é uma lembrança clara e bem-vinda do momento em que Grohl entrou pela primeira vez nos lendários estúdios Abbey Road com o FOO FIGHTERS: “Eu me senti como se estivesse apenas na igreja mãe do rock 'n' roll”.


Mas, como acontece com muitas pessoas, o primeiro disco que ele escutou sempre atinge mais forte.


O primeiro momento musical memorável de Grohl veio dos BEATLES e com a canção de Paul McCartney, "Hey Jude". Ele disse para a rádio: “Foi a primeira música dos BEATLES que eu ouvi e pode ser também o primeiro disco que ouvi... Me lembro de uma festa do pijama na casa de uma amiga quando tinha uns 04 ou 05 anos de idade e ouvindo a música 'Hey Jude'. Acho que nunca tinha ouvido um disco de rock 'n' roll e esta foi a minha introdução e ficou comigo desde então”.


A seleção é de um homem que está profundamente conectado com uma das maiores bandas do mundo de todos os tempos. Aqui, Grohl escolhe as músicas que a maioria dos fãs escolheriam e algumas notáveis seleções pessoais - e essa é a chave para os BEATLES.


Sim, eles escreveram sucessos mundiais, no topo das paradas, tocados em todas as rádios, mas também se conectam com todos os tipos diferentes de pessoas e classes sociais que os ouvem de uma maneira ligeiramente diferente...


Abaixo (e sem nenhuma ordem qualitativa), segue uma reprodução da lista das músicas favoritas dos BEATLES escolhidas por Dave Grohl, de quando foi entrevistado pela rádio da BBC em 2019:


"Hey Bulldog"

"I Want You"

"Taxman"

"Something"

"All My Loving"

"I Want to Hold Your Hand"

"Hey Jude"

"Eight Days a Week"

"I Am The Walrus"

"Because"

"Two of Us"

"Blackbird"

"With a Little Help From My Friends"

"In My Life"

Mais Recentes
Destaques
bottom of page