Taylor Hawkins: falando sobre o 1º disco do Foo Fighters e como entrou na banda
Durante uma recente entrevista para a rádio australiana Triple M, o baterista do FOO FIGHTERS, Taylor Hawkins, falou sobre o álbum de estréia homônimo do seu grupo lançado em 1995 e por que ele saiu da banda da cantora Alanis Morissette para ser o novo baterista do FOO FIGHTERS em 1997.
Antes de Taylor entrar na banda, FOO FIGHTERS já tinha dois álbuns de estúdio em seu currículo: o autointitulado de 1995 - que foi gravado inteiramente sozinho por Dave Grohl - e o disco "The Colour and The Shape" de 1997 - com Grohl gravando a bateria em quase a sua totalidade.
Questionado sobre qual foi a sua opinião ao ouvir o disco de estréia do FOO FIGHTERS pela 1ª vez como fã, Hawkins respondeu:
"Bem, eu adorei! Para ser completamente honesto, não conseguia acreditar que era o baterista do NIRVANA".
"Naquele momento, eu tinha acabado de me juntar à banda de apoio da cantora Alanis Morissette e estávamos entrando na van para fazer uma turnê pelos EUA".
"Tínhamos três ou quatro fitas cassete na van que ouvíamos várias vezes e uma delas era este álbum de estréia do FOO FIGHTERS. E todos nós, incluindo Alanis, nos apaixonamos por este disco que nos passava muita alegria e melodia".
"Eu não conseguia acreditar como era tão melódico e me lembro de estar junto com o meu irmão ouvindo esse álbum o tempo todo".
"Adorei a maneira como Dave dobrou a sua voz na gravação e como as suas melodias me cativavam, o que é estranho em mim, não sei por quê. Eu absolutamente adorei o disco quando foi lançado, de verdade mesmo".
Jornalista: Então já era óbvio para você quando foi convidado para entrar na banda?
Hawkins: Sim, mas muitas coisas me levaram a isso. Eu queria estar numa banda e Alanis foi muito gentil comigo o tempo todo, nos tratou como uma banda e nós tocamos como uma banda.
Era uma boa banda, sabe? E a maioria dos músicos daquele grupo fez todo tipo de coisa, tipo, o baixista Chris Chainey toca no JANE'S ADDICTION; o guitarrista/produtor/compositor Nick Lashley faz um monte de coisas, tipo, ele é um grande compositor e possui muito trabalho de sessões em estúdio no currículo; e o guitarrista Jesse Tobias toca com Morrisey agora.
Se você voltar no tempo e assistir esta banda, aquela primeira banda que acompanhou Alanis Morissette, éramos como uma espécie de amálgama de todas as nossas bandas favoritas e ainda éramos uma banda de rock 'n' roll.
E eu meio que tive a sensação de que Alanis queria ir em uma direção diferente, o que ela realmente acabou fazendo no seu próximo álbum que foi muito mais suave. Acho que ela tinha cansado de ser uma garota brava e creio que não era a direção que ela queria ir na época.
E claro, eu só queria tocar mais rápido, mais pesado e mais forte, então, realmente a oportunidade surgiu mais ou menos na mesma hora em que eu estava pensando: "Bom, talvez eu não irei fazer parte do próximo trabalho de Alanis".
Foi quando ouvi na rádio que o baterista do FOO FIGHTERS tinha se separado do grupo e eu literalmente telefonei para alguém que conhecia Dave, peguei o número de Dave e lhe disse: "Hey, eu sou o seu cara".
Confira todas as outras matérias que o site rockinthehead publicou sobre esta mesma entrevista de Taylor Hawkins para a rádio australiana: