top of page
  • by Brunelson

Estudo afirma que tocar um instrumento musical melhora a saúde mental em 89% dos adultos


Rock, ukulele, saúde mental

Um estudo recente realizado durante o período de pandemia, sugeriu que tocar um instrumento musical melhora a saúde mental em 89% dos adultos.


O podcast do jornalista britânico Niall Breslin conduziu a pesquisa que analisa a relação entre a música e saúde mental. Breslin comprou mais de 400 ukuleles (instrumento havaiano de 04 cordas, foto) e os deu a adultos que estão tentando lidar com a saúde mental.


Cada pessoa foi então instruída a tocar uma canção sugerida por Breslin e em seguida, orientada a gravar uma seção da música para uma versão cover coletiva. A seção de ukulele do episódio foi projetada para ver diretamente como aprender um instrumento pode afetar o humor de uma pessoa, enquanto um estudo maior sobre o assunto foi encomendado a um grupo mais amplo.


Esses resultados descobriram que 89% dos adultos do Reino Unido que tocam um instrumento musical regularmente, sentem que isso afeta positivamente a sua saúde mental. Desse número, 56% sentiram-se relaxados, 48% sentiram satisfação e 43% sentiram-se em paz. Mais de 1/3 da pesquisa disse que tocar música lhes deu "um sentido de propósito na vida".


Além disso, 75% dos participantes disseram que tocam os seus respectivos instrumentos de escolha quando precisam relaxar ou sair do stress. Quando questionados sobre quando exatamente isso ocorre, 54% disseram que após um dia estressante no trabalho, 34% disseram que é quando estão preocupados com dinheiro e 30% disseram que é quando estão nervosos com um evento futuro.


Emma Cooke, uma das participantes do estudo, explicou: “Para me manter forte e sã, pratiquei ioga, meditação e continuei com os meus hobbies. Aprender o ukulele foi um grande desafio, mas como qualquer coisa na vida, você apenas tem que seguir os conselhos e manter o foco".


Ela finalizou: “Não pensar nas notícias ou nas redes sociais foi extremamente gratificante e me deu um senso de propósito. Com certeza continuarei tocando e encorajaria qualquer pessoa que se encontra em isolamento e enfrentando desafios com a sua saúde mental, a fazer o mesmo”.


Confira o videoclipe do artista solo Eddie Vedder da canção "Sleeping by Myself" (2º disco, "Ukulele Songs", 2011), onde mostra o processo de fabricação do instrumento ukulele:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page