• by Brunelson

Pink Floyd: quando a banda influenciou na política da cidade de Veneza em 1989


Poucas experiências se equivalem a assistir um show do PINK FLOYD escutando a clássica música "Comfortably Numb".


Uma das obras-prima da banda é altamente considerada como um dos melhores momentos do PINK FLOYD, tanto na gravação em estúdio quanto no palco. E esta apresentação na cidade italiana de Veneza em 1989 (foto), mostra a banda numa performance escaldante desta canção em um palco flutuante.


Depois que Roger Waters deixou a banda (vocalista/baixista), o grupo formado por David Gilmour (guitarrista), Rick Wright (tecladista) e Nick Mason (baterista), foi trabalhar na gravação do seu 13º álbum de estúdio, "A Momentary Lapse of Reason" (1987), e estava pronto para começar a turnê mundial mais uma vez.


Quando o anúncio do show do PINK FLOYD na cidade de Veneza em 1989 foi feito, ninguém poderia prever o impacto do show - não apenas da banda, mas no governo de Veneza.


Chegando na charmosa cidade do canal italiano, a banda planejava fazer um show gratuito no meio da famosa Praça de São Marcos para coincidir com a celebração conhecida como "Festa do Redentor". O conselho da antiga cidade ficou impressionado com este flagrante desprezo pela arquitetura preciosa da cidade e as tensões aumentaram.


Na verdade, o superintendente do patrimônio cultural da cidade "vetou o concerto" poucos dias antes da data marcada para 15 de julho, alegando que "o som amplificado danificaria os mosaicos da Basílica de São Marcos, enquanto toda a praça poderia muito bem afundar com o peso de tantas pessoas”.


Os compromissos foram eventualmente feitos por ambas as partes, já que o PINK FLOYD concordou em diminuir os seus amplificadores de 160 para 100 decibéis e também que eles se apresentariam em um palco flutuante no canal veneziano.


E o palco estava devidamente montado.


O show recebeu 200 mil pessoas na cidade - 150 mil pessoas a mais do que vivem dentro dos limites da cidade - mas a apresentação ocorreu em grande parte sem problemas. Porém, a atuação da banda ficará para muito tempo na memória de todos que a assistiram.


O ponto crucial dessa performance veio com esta versão de parar o show da canção "Comfortably Numb".


Apesar dos danos mínimos, o show tornou-se um escândalo na cidade e a raiva resultante deixou os moradores exigindo renúncia por parte do prefeito. Houve até relatos de residentes gritando com ele: "Renuncie, renuncie, você transformou Veneza em um banheiro!"


O prefeito Antonio Casellati e todo o conselho municipal que o elegeu para o poder, renunciaram, devido a este show que se tornou um dos mais interessantes da história do rock com a política.


Assista esta apresentação do PINK FLOYD num palco flutuante em Veneza, no ano de 1989, da música "Comfortably Numb":

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead