top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: quais são as músicas que falam sobre Kurt Cobain?


Foo Fighters, Nirvana

O site rockinthehead resolveu investigar as músicas do FOO FIGHTERS que falam sobre o saudoso frontman do NIRVANA, Kurt Cobain.


Desde o seu falecimento em 05 de abril de 1994, a sua música e letras continuam a tocar e influenciar fãs em todo o mundo.


Embora com o passar do tempo, Dave Grohl tenha revelado muito mais coisa sobre a perda do seu colega de banda no NIRVANA, ele nem sempre se sentiu tão confortável assim se abrindo sobre esta tragédia.


E apesar que não seja irracional pensar que o frontman do FOO FIGHTERS pode ter enfrentado essa perda na sua música, sabemos de algumas canções que ele atribui direta ou indiretamente sobre Kurt Cobain...


Quando o FOO FIGHTERS lançou o álbum homônimo de estreia em 1995, nesse disco foi lançada uma canção chamada "Good Grief" - uma pena que é uma música extinta dos shows há muito tempo. Na época do seu lançamento e no decorrer dos anos, nada foi declarado, mas numa recente entrevista que Dave Grohl concedeu à revista New Music Express em plena pandemia atual, ele disse (referente ao luto que estava passando com a morte de Kurt Cobain): "Até uma música como 'Good Grief' eu acho que pode ser uma canção que também surgiu depois do fim do NIRVANA. Provavelmente foi criada depois que Kurt faleceu e tenho certeza que sim, pelo menos as letras foram criadas depois... Mas esta música foi criada para representar a 'alegria' da tristeza, de certa forma apenas me sentindo bem por me sentir mal”.


Confira o áudio de estúdio da música "Good Grief":

Na época de lançamento do 2º álbum de estúdio, "The Colour and The Shape" (1997), me recordo que dentre dezenas de fitas de vídeo-cassete que possuía e gravava, uma tinha um documentário feito pela MTV entrevistando toda a banda no estúdio enquanto estavam gravando esse disco.


Em uma das falas de Dave Grohl, ele havia dito que a canção "My Hero" era em homenagem a Kurt Cobain - sendo que os noticiários quando iriam apresentar o clipe dessa música, também acabavam comentando sobre esta revelação de Grohl.


Sabemos que com o passar do tempo e em várias entrevistas, o próprio Grohl já comentou que a letra fala sobre outra pessoa - de professor da escola até um jogador de hóquei que ele idolatrava - chegando até aos heróis socorristas da vida cotidiana ou simplesmente escrita para um "homem comum".


Publicando uma declaração em 2008, quando o candidato presidencial republicano John McCain usou esta música sem a permissão do grupo, a banda escreveu em rede social: “O mais triste sobre isso é que a canção 'My Hero' foi escrita como uma celebração do homem comum e o seu extraordinário potencial. Tê-la apropriada sem o nosso conhecimento e usada de uma maneira que perverte o sentimento original da letra, apenas mancha a mensagem desta canção”.


Confira o videoclipe da canção "My Hero":

Chegando ao 5º álbum de estúdio (duplo), "In Your Honor" (2005), sabemos que a coisa mais próxima de um tributo a Kurt Cobain pode ser encontrada aqui.


Primeiro no disco 1, onde a clássica música "Best of You" nunca foi admitida como sendo uma homenagem a Cobain, mas a força e impacto que ela reverberou (particularmente) na minha mente quando a escutei pela primeira vez, mostrando um insight que chegou reluzente através de toda a interpretação vocal de Dave Grohl e transmissão das mensagens da letra, me causou sentimentos vívidos de infância e um claro entendimento de que se tratava indiretamente sobre Kurt Cobain.


Confira o videoclipe da música "Best of You":

E ainda neste mesmo álbum, só que no disco 2, é apresentada a canção acústica "Friend of a Friend", admitida por Grohl sendo uma homenagem a Kurt Cobain. Esta música foi composta em 1990, poucas semanas depois de Grohl se mudar para Seattle para ingressar no NIRVANA.


Dave Grohl confirma esta informação em seu comovente relato no DVD "Skin and Bones", antes de apresentar a canção "Friend of a Friend" ao público.


Criada no apartamento de Kurt na cidade de Olympia em seu violão, as letras descrevem as primeiras impressões de Grohl sobre os membros de sua nova banda - o vocalista/guitarrista Kurt Cobain e o baixista Krist Novoselic - descrevendo um quadro bastante sombrio dos primeiros dias de banda.


A música captura o ato de Grohl encontrando a guitarra de Cobain, com a letra: "Ele toca uma guitarra velha / Com uma moeda encontrada ao lado do telefone / Era a guitarra dos seus amigos que ele tocava".


Também dá uma dica ao hábito de beber prematuro de Kurt, com as falas: "Ele acha que bebe demais / Porque quando ele conta para os seus dois melhores amigos / 'Acho que bebo demais' / Ninguém fala nada".


Outras letras marcantes, são: "Ele nunca se apaixonou / Mas ele sabe exatamente o que é o amor / Ele disse 'deixa pra lá' / E ninguém fala nada".


A canção foi gravada pela primeira vez em segredo em 1990, antes de ser lançada na fita cassete de Grohl chamada "Pocketwatch" com o seu projeto solo chamado LATE.


Apesar de ter sido gravada novamente para uma sessão da rádio BBC em 1997, não foi oficialmente anunciada até o lançamento do álbum "In Your Honor".


Quando questionado sobre a música "Friend of a Friend", Grohl disse para a revista Q: "Eu tinha acabado de me mudar para o apartamento de Kurt e não conhecia ninguém. Eu tinha uma bateria embalada numa caixa e voei para lá. Eu ficava acordado até o sol nascer e dormia o dia todo".


A cidade onde ficava o apartamento de Kurt nesta época era em Olympia (próxima a Seattle). Grohl continuou falando: "Era deprimente pra caralho e eu estava morando com uma pessoa que eu não conhecia, mas ele tinha um gravador de 04 canais e eu compus as músicas 'Marigold' e 'Friend of a Friend' neste período. Foram observações que fiz de Kurt, Krist e eu".


Perguntado se ele já tinha tocado a canção "Friend of a Friend" para Kurt, ele simplesmente respondeu: "Não, acho que não... Provavelmente não".


Criada anos antes da morte prematura de Kurt Cobain e mais como uma "observação" do que um tributo, "Friend of a Friend" é uma canção que simplesmente captura um momento no tempo, representando os primeiros e incertos dias de Dave Grohl se juntando à sua nova banda, NIRVANA.


Confira o áudio de estúdio da música "Friend of a Friend":

Chegando em 2011 e finalizando esta matéria exclusiva, FOO FIGHTERS lançava um dos seus melhores álbuns de estúdio, "Wasting Light" (7º disco), e conforme é citado no documentário que narra toda a história da banda, "Back & Forth", a música "I Should Have Known" retrata situações e momentos dramáticos na vida de Dave Grohl, onde ele diz neste documentário sobre a letra desta canção: "Cara, eu deveria saber (que algo iria acontecer)..."


Apesar de não ser admitida sobre Kurt Cobain, até mesmo o produtor Butch Vig dá uma dica de que pode se tratar também sobre o icônico frontman do NIRVANA.


Coincidência ou não, é na gravação desta música que Krist Novoselic aparece para fazer a sua participação especial e conforme é noticiado no documentário, desde a gravação do álbum "Nevermind" do NIRVANA em 1991, só 20 anos depois que os membros sobreviventes do grupo e o produtor deste lendário disco do NIRVANA, Butch Vig, estavam juntos novamente no estúdio.


Confira o áudio da canção "I Should Have Known":

Mais Recentes
Destaques
bottom of page