top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: guitarra bandida é leiloada por U$ 216 mil dólares


Jimi Hendrix

Uma guitarra que Jimi Hendrix tocou no início dos anos 60, quando o futuro deus da guitarra ainda era um músico de apoio em uma banda de R&B na cidade de New York, foi vendida em leilão ontem, neste sábado 08/08/2020, por U$ 216 mil dólares - quase quatro vezes a estimativa anterior ao leilão.


De acordo com a GWS Auctions, responsável pelo leilão, Hendrix começou a tocar com esta guitarra elétrica sunburst japonesa (foto) depois de ser dispensado do exército dos EUA em 1962.


“Depois de deixar Fort Campbell, Jimi mudou-se para Clarksville, Tennessee, por um curto período, onde tocou no circuito musical com gente como Wilson Pickett, Slim Harpo, Sam Cooke, Ike e Tina Turner e Jackie Wilson, antes de se mudar para o Harlem, em Nova York, no início de 1964, onde ficou até o final de 1966 tocando em locais e clubes como o Cafe Wha e o Cheetah Club”, afirmou a casa de leilões sobre o período de atividade que Jimi Hendrix usou esta guitarra.


Hendrix permaneceu de posse desta guitarra também durante a sua breve passagem com o ISLEY BROTHERS e com o seu próprio grupo, chamado Jimmy James and The Blue Flames. No entanto, quando Hendrix partiu para o Reino Unido para iniciar a sua verdadeira experiência, a guitarra foi deixada em New York no apartamento do seu amigo, Mike Quashie, onde Hendrix forneceu uma carta de proveniência autenticada do instrumento antes de sua própria morte.


“Esta guitarra em particular lança luz sobre algumas das primeiras apresentações de Jimi Hendrix e não tem precedentes no que diz respeito ao seu valor histórico. Nunca antes tínhamos adquirido uma guitarra desta magnitude em parceria com procedência e valor particularmente rigorosos”, disse Dame Brigitte Kruse, da GWS Auctions, em um comunicado.


A guitarra tinha uma estimativa de pré-leilão em U$ 50 mil dólares e atingiu um lance alto de U$ 180 mil dólares. Ao contabilizar as taxas, o lance vencedor total foi de U$ 216 mil dólares.


Outros itens notáveis relacionados à música do evento Artifacts of Hollywood & Music do GWS Auctions que aconteceram neste sábado passado, incluíram um anel de ouro de 14K de propriedade de Elvis Presley (U$ 22.500 mil dólares), um par de botas roxas personalizadas de Prince (U$ 13 mil dólares) e uma das jaquetas pretas de Michael Jackson (U$ 20 mil dólares).

Mais Recentes
Destaques
bottom of page