top of page
  • by Brunelson

Ramones: 1ª performance filmada no clube CBGB em 1974


Ramones

Em 1974, o clima musical estava repleto de glam rock, purpurinas e música disco.


Mas uma banda determinada a virar o roteiro firmemente de cabeça pra baixo foi os RAMONES, iniciando a revolução do punk rock em seu lar espiritual: o lendário clube CBGB em New York.


Vamos dar uma olhada em uma das primeiras performances filmadas da icônica banda punk na meca do punk rock, vestida com jaquetas de couro e latindo os seus frenéticos: "1-2-3-4".


Apenas cinco anos depois da realização do Woodstock Festival, RAMONES representava um novo tipo de rock and roll. Eles eram a "bomba atômica" pronta para reduzir o legado de "paz e amor" em pedaços.


RAMONES não estavam satisfeitos com as sensibilidades folclóricas dos anos 60 e nem foram influenciados pelo brilho do glam rock, eles estavam carregando o barril de um novo movimento juvenil e fizeram isso acontecer com uma simples chamada de reunião.


Uma reunião construída em 03 acordes de fúria com duração de dois minutos por música, prontas para arrancar o cabelo da sua cabeça.


RAMONES era uma força a ser reconhecida...


O grupo que criou o punk rock abriu caminho para uma infinidade de bandas. O quarteto não tinha medo de serem eles mesmos e se recusavam a obedecer qualquer padrão que a realeza do rock'n roll gostaria de estabelecer.


"Elimine o desnecessário e concentre-se na substância" e "menos é mais", dizia o baterista original dos RAMONES, Tommy Ramone, muitos anos depois.


Uma testemunha ocular da presença precoce dos RAMONES no clube CBGB, foi o icônico jornalista musical e futuro co-fundador da revista Punk, Legs McNeil. Ele relembrou anos mais tarde numa entrevista para o canal History: “Todos eles usavam jaquetas de couro pretas e sempre contavam '1-2-3-4' antes de iniciar as músicas... Era apenas uma grande parede de som, sabe? Esses caras não eram hippies e era algo completamente novo na cena".


A banda era composta pela formação original com Dee Dee (baixista), Johnny (guitarrista), Tommy (baterista) e Joey Ramone (vocalista), e eram algo completamente novo e ninguém sabia como lidar com eles. Tão novo, que na verdade o mundo não tinha um nome para o tipo de som que eles estavam produzindo. De fato, não foi até 1975, quando McNeil cunhou o termo "punk rock" e rotulou aqueles que desejavam permanecer no underground.


A filmagem abaixo é de um dos primeiros shows que a banda já fez e os vê em ótima forma. Tendo subido ao palco pela primeira vez em agosto de 1974, essa filmagem é apenas de algumas semanas depois, no mesmo local icônico em New York, o CBGB.


Em seu 3º show no CBGB, foi filmada a performance dos RAMONES tocando 03 canções na seguinte ordem: "Now I Wanna Sniff Some Glue", "I Don't Wanna Down to The Basement" e "Judy is a Punk" (todas seriam lançadas no álbum homônimo de estreia dos RAMONES em 1976).


No vídeo abaixo, a banda está com todo o mesmo fervor e fúria que os tornariam um sucesso tardio ao lado da juventude reprimida dos EUA e além...


Há duas coisas importantes a serem observadas na filmagem logo abaixo. Em primeiro lugar, sim, a qualidade do som é bastante ruim, mas é punk rock, então, o que você esperava? Em segundo lugar e muito mais importante, isso realmente não importa.


Em geral, RAMONES e o punk nunca foram e nunca serão sobre a qualidade do som. É e sempre será sobre o poder da emoção e mensagens por trás das músicas e performances.


Assista abaixo a primeira apresentação filmada dos RAMONES no clube CBGB em 1974:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page