top of page
  • by Brunelson

Nirvana: breve análise de quase todas as canções - "Heart Shaped Box"


Nirvana

NIRVANA foi talvez a banda mais icônica da década de 90. Alguns críticos chamaram a banda de BEATLES de sua geração.


Assim como os BEATLES, NIRVANA escreveu algumas músicas difíceis de interpretar.


"Heart Shaped Box" é uma dessas músicas. Parece ótima, mas a sua mensagem não é clara.


Possíveis inspirações por trás da música...


Courtney Love havia dado a Kurt Cobain uma caixa em formato de coração como presente (com algumas peculiaridades em seu interior). É razoável concluir que o gesto inspirou o título da canção "Heart Shaped Box".


No entanto, há mais na música do que o seu título e referências a este fato. Nem toda canção do NIRVANA pode ser explicada observando as inspirações de Cobain. Por exemplo, o que ele quis dizer quando ele cantou nesta música: "Eu estive trancado dentro de sua caixa em forma de coração há semanas / Eu fui arrastado para a sua armadilha de piche magnético / Eu gostaria de poder comer o seu câncer quando você ficar preta".


Alguns fãs pensam que a canção é apenas uma música "de amor" de Kurt Cobain, mas o diretor do videoclipe de "Heart Shaped Box", Anton Corbijn, não teve uma interpretação definitiva da música quando perguntado. No entanto, ele sentiu que poderia refletir alguns aspectos da vida pessoal de Cobain, incluindo, talvez, o seu relacionamento com Courtney Love.


Quando o diretor do clipe foi entrevistado há um tempo atrás pelo site The Daily Beast e perguntado sobre o significado desta canção, Corbijn disse: "Não tenho muita certeza... Nunca cheguei ao fundo disso, sabe? Alguma idéia sobre o câncer na sociedade, assim como sobre o câncer organicamente falando, mas eu não sei... Quando gravamos o videoclipe e sendo sincero, não estava realmente claro para mim o que Kurt Cobain pessoalmente tinha em mente sobre as letras dessa música. Havia coisas absolutamente pessoais nas letras, talvez para lidar com as drogas ou talvez para lidar com Courtney Love".


ps: sabemos da opinião particular de Courtney Love sobre o significado das letras da música "Heart Shaped Box", mas o site rockinthehead prefere não polemizar ou sensacionalizar o assunto...


Também sabemos que o amor é um artista franco e às vezes controverso, onde algumas músicas de Kurt Cobain atraiu uma recepção mista sobre isto.


"Heart Shaped Box" foi lançada como single (foto acima) do álbum "In Utero" (4º e último trabalho de estúdio, 1993), quando o NIRVANA era a maior banda do mundo e prestes a lançar um dos discos mais aguardados da década.


O álbum "In Utero" e a música "Heart Shaped Box" apresentaram informações sobre a obsessão de Kurt Cobain pelas partes do corpo humano, onde ele também canta: “Jogue o seu cordão umbilical / Assim eu consigo escalar de volta”; sobre doenças (a já citação sobre o câncer); e algum sarcasmo profundo e desagradável que era a sua marca registrada: "Para sempre em dívida com o seu inestimável conselho".


A versão original da música (antes de ser gravada pelo produtor Steve Albini e de ter sido remixada por Scott Litt) apresentava um solo de guitarra que, segundo o baixista Krist Novoselic informou numa entrevista passada, parecia como "um maldito aborto acertando no chão".


Alguém precisava vazar esta gravação algum dia...


Só lembrando que a versão desta canção gravada num estúdio no Rio de Janeiro em 1993, quando o NIRVANA estava de passagem aqui no Brasil pelo fatídico Hollywood Festival, é arrebatadora!


Confira o áudio de estúdio da canção "Heart Shaped Box", lançada no disco "In Utero":

Confira as resenhas das outras músicas que o site rockinthehead já publicou:


Mais Recentes
Destaques
bottom of page