top of page
  • by Brunelson

Boston: "é uma honra ser ouvido no mesmo espaço aéreo do Nirvana"


Nirvana, Boston

Durante o período tragicamente curto de Kurt Cobain, NIRVANA deu ao mundo várias canções clássicas, assim como "Smells Like Teen Spirit" continua sendo a música de assinatura da banda. De fato, existem pessoas que conhecem somente esta canção do grupo e nenhuma outra música do NIRVANA.


A canção geralmente aparece nas listas das melhores músicas dos anos 90 e das melhores de todos os tempos. Cobain, no entanto, era frequentemente averso a esta situação. Ele realmente teve alguns sentimentos felizes, mas também negativos em relação a canção "Smells Like Teen Spirit", porque ele não achou que seria uma música de assinatura do NIRVANA e se tornasse o seu maior trabalho...


Cobain disse à revista Rolling Stone que estava quase envergonhado de tocar esta canção, porque: "Todo mundo se concentrou tanto nessa música. A razão pela qual ela recebe uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes. Isso foi socado no cérebro delas".


Até hoje, "Smells Like Teen Spirit" chama mais atenção do público mainstream que qualquer outra música do NIRVANA. É certamente uma ótima música, mas ao mesmo tempo, alguns fãs desejam que outras canções da banda recebam mais atenção.


Embora muitos fãs de rock percebam o contrário, Cobain não sentiu que "Smells Like Teen Spirit" era superior a todas as outras músicas que ele havia composto: “Eu acho que existem tantas outras músicas que eu escrevi que são tão boas, se não melhores que essa música, como a canção 'Drain You', por exemplo. Ela é definitivamente tão boa quanto 'Smells Like Teen Spirit'. Adoro a letra e eu nunca me canso em toca-la. Talvez se ela fosse tão grande quanto ficou 'Smells Like Teen Spirit', eu não gostasse tanto”.


E "Smells Like Teen Spirit' não é muito parecida com outra música?


Sabemos da semelhança deste icônico riff com a canção "More Than a Feeling" da banda BOSTON. Na apresentação do NIRVANA no lendário Reading Festival em 1992 na Inglaterra, a banda introduz o riff da música da banda BOSTON, antes de iniciar a canção "Smells Like Teen Spirit".


Apesar disso, o guitarrista e vocalista do BOSTON, Tom Scholz, havia dito um tempo depois que ele nunca teve nenhum problema com o NIRVANA, sabendo que o grupo havia se inspirado na música de assinatura da banda BOSTON. Ele tomou isso como um elogio, embora reconhecesse que o NIRVANA poderia ter "imitado acidentalmente" o riff da canção "More Than a Feeling". Scholz admitiu que não estava muito familiarizado com a música do NIRVANA, embora gostasse das canções da banda que ele já tinha escutado.


Também de acordo com a revista Rolling Stone, Scholz ainda disse: "Independentemente do contexto, é uma honra ser ouvido no mesmo espaço aéreo do NIRVANA". Ele finalizou: "'Smells Like Teen Spirit' continua sendo uma música incrivelmente importante e amada, quer Cobain tenha gostado de toca-la ou não".


Confira esta performance do NIRVANA citada na matéria, apresentando o riff da banda BOSTON antes de iniciar a canção "Smells Like Teen Spirit", que foi o single do álbum "Nevermind" (2º disco, 1991):

Mais Recentes
Destaques
bottom of page