top of page
  • by Brunelson

Smashing Pumpkins: relembrando a 1ª apresentação do grupo na TV em 1988


Smashing Pumpkins

SMASHING PUMPKINS é uma banda de Chicago e tal foi a sua grande influência nos anos 90, está entre muitos dos atrativos grupos de rock and roll da cidade. O frontman Billy Corgan e cia transcenderam a lacuna entre as crianças do art rock e encontraram um lar no coração sardônico da juventude dos EUA.


Mas antes que o SMASHING PUMPKINS chegasse às massas, eles alcançaram o coração e a mente dos moradores da cidade com a sua primeira aparição na TV de programa local chamado The Pulse.


Em 1988, Billy Corgan havia retornado à sua cidade natal, Chicago, após uma breve passagem pelo estado da Florida como vocalista e guitarrista da banda THE MARKED. Então, Corgan se encontrou com o guitarrista James Iha e a dupla, como muitos outros artistas, começaram a compor músicas juntos com a ajuda de uma humilde bateria eletrônica.


Os dois logo fizeram alguns shows na cidade e encontraram a peça que faltava no quebra-cabeça, a baixista D´Arcy Wretzky, para logo se tornarem um trio. SMASHING PUMPKINS estava completo depois que Corgan finalmente foi convencido a contratar um baterista e Jimmy Chamberlin entrou a bordo.


Parece que o programa The Pulse era fiel ao seu nome e tinha o batimento cardíaco da cena musical da cidade reverberando em suas irregulares paredes. O produtor do programa, Lou Hinkhouse, tinha ouvido falar da banda e ficou abalado com o burburinho desse novo grupo, mas ele ainda não tinha ouvido a música deles. Quando ele finalmente conseguiu uma fita demo em suas mãos, ficou "impressionado" com a fita e entrou em contato com um garoto chamado Billy para perguntar se ele se apresentaria no segmento "Basement Jam" do próprio programa.


Embora a banda ainda estivesse na infância com apenas alguns shows nas costas, Corgan concordou com a proposta de Hinkhouse com o objetivo de ganhar mais exposição para o grupo. A banda apresentaria 09 músicas e mostraria um monte do seu talento ainda não dominado. Foram canções que não entraram em nenhum álbum de estúdio, como "There it Goes", "She" e "Jennifer Ever".


Corgan disse mais tarde que durante esse período, SMASHING PUMPKINS estava encontrando influências em torno da esfera do "rock triste". Campeões de bandas como o THE CURE, eles também desejavam perseguir os momentos melancólicos da vida com o mesmo vigor que o rock dos anos 60 e 70 havia fornecido para outras nuances da época.


O resultado dessa decisão foi um gênero totalmente novo marcando o SMASHING PUMPKINS como uma das bandas mais promissoras dos anos 90 - é claro que eles dominariam o cenário do rock alternativo nos próximos anos.


Confira abaixo o setlist e a primeira apresentação na TV do SMASHING PUMPKINS em 1988 (lembrando que o 1º disco foi lançado só em 1991):

Setlist:

1. There it Goes

2. She

3. Under Your Spell

4. My Eternity

5. Bleed

6. Nothing and Everything

7. Jennifer Ever

8. Death of a Mind

9. Spiteface

Mais Recentes
Destaques
bottom of page