Pearl Jam: diretor do clipe de "Retrograde" é fã da banda há 30 anos

June 10, 2020

 

O último single lançado pelo PEARL JAM, a canção "Retrograde", mergulha profundamente na base principal da reação do planeta contra os abusos da humanidade. A banda traz à vida o aviso contínuo de que, se os seres humanos se recusarem a cuidar do planeta, o globo terrestre não cuidará mais dos seres humanos.

 

Embora a mudança climática tenha se tornado cada vez mais importante, a pandemia pode ser o primeiro gosto do que poderia acontecer se os humanos não agirem imediatamente (controle populacional da mãe natureza). Os cientistas alertaram que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de doenças infecciosas e isso torna comovente o tempo lírico dessa música.

 

Para contar a sua história, o diretor do videoclipe da canção "Retrograde", Josh Wakely - vencedor do prêmio Emmy na bagagem - criou um vídeo que mostra a ameaça ambiental que todos os seres humanos enfrentam. Ironicamente, Wakely estava pronto para gravar o vídeo em ação ao vivo e presencial com todos os outros participantes e banda, quando o coronavírus tomou posse do mundo. 

 

A produção do vídeo teve que ser suspensa, mas o gênio de Wakely assumiu o controle quando o clipe se transformou em uma forma de arte final de animação, que ele diz que excedeu as suas próprias expectativas iniciais.

 

Wakely compartilhou o seu processo criativo em recente entrevista ao site Showbiz Cheat Sheet. A mecânica do clipe incluiu um esforço global em orquestrar atores, diretores de fotografia e artistas em todo o mundo, trabalhando em conjunto para produzir a obra final. Ele até conseguiu uma participação especial da ambientalista Greta Thunberg, que desempenha um papel fundamental no clipe.

 

Como já citado, meses de roteiro e preparação estavam em andamento para o vídeo e a pandemia ocorreu apenas alguns dias após o projeto iniciar: “Os caras do PEARL JAM e eu estávamos conversando sobre fazer o videoclipe”, lembra Wakely, “e depois de dialogarmos por 06 meses, em seguida tentamos elaborar uma ideia criativa com a qual ficaríamos felizes e resolvemos trabalhar com a nossa programação. Eu estava absolutamente apaixonado pela música 'Retrograde'”.

 

Wakely originalmente planejava criar um clipe de ação ao vivo, mas: “Eu participei da primeira sessão numa terça-feira e logo depois a coisa toda do coronavírus começou na quinta-feira, como se o mundo estivesse com todas as portas fechadas".

 

Mesmo assim, ele lutou com a prática da perseverança. Wakely pensou que teria que abandonar o projeto, considerando que o mesmo era para ter sido criado principalmente usando as ações ao vivo das pessoas e imagens.

 

Mas ele mergulhou de cabeça na produção por amor...

 

Wakely revelou que possui um caso de amor por 30 anos com o PEARL JAM: "Uma banda que eu admiro e é realmente um relacionamento incomum, onde eu era um fã muito genuíno e profundo", diz ele sorrindo. “O meu primeiro encontro com a minha esposa foi num show do PEARL JAM e agora eles se tornaram meus amigos e colegas. Portanto, a ideia de decepcionar a banda lhes dizendo: 'Eu não sei como vou fazer isso', era insondável”.

 

Então, de cabeça pra baixo, ele garantiu à banda que a sua equipe de animadores e atores ainda dariam vida a videoclipe da música "Retrograde". 

 

Wakely aproveitou o talento de pessoas em todo o mundo, trabalhando com animadores de Londres a Los Angeles. Ele continuou: "No final, descobrimos algumas maneiras pelas quais o videoclipe ficou melhor de se fazer, porque tínhamos todos os artistas disponíveis, sabe? Parecia o mundo inteiro na sua mão".

 

O clipe de "Retrograde" também contou com a ativista das mudanças climáticas, Greta Thunberg.

 

O vídeo segue a jornada sombria de um homem (interpretado por Wakely, foto acima) até uma cartomante, que mostra o futuro distópico de inundações, fome e morte. O homem olha horrorizado para a bola de cristal com choque e tristeza. A identidade do vidente é então revelada, como sendo a ativista climática Greta Thunberg.

 

"Desde o início, eu escrevi o clipe para que a cartomante fosse Greta Thunberg", observa Wakely. “Eu estava literalmente eletrificado com o discurso dela na ONU. Eu achei ela muito punk rock em sua sensibilidade, onde ela chegou a dizer no discurso: 'Como você se atreve?' E ela estava perguntando dessa maneira extraordinariamente pura, tipo: 'Como ousa arriscar o seu momento presente contra o futuro da minha geração?'”

 

Embora a visão do diretor para que a clarividente fosse Greta Thunberg, ele ainda não havia entrado em contato com ela: "Mas o mais extraordinário é que você realmente não pode mostrar a animação para alguém até que ela esteja finalizada, não é?", disse Wakely. 

 

Ele ainda fez uma aposta significativa, porque deu a Greta Thunberg o direito de vetar o projeto caso ela não gostasse, mas ela respondeu o e-mail do diretor com muito carinho.

 

Wakely finalizou: "Ela respondeu ao meu e-mail com uma mensagem adorável, dizendo que se inspirou e que tínhamos essa conexão. Sinto muito orgulho de tê-la envolvida e acho que a história a julgará muito gentilmente no decorrer dos anos".

 

Confira o videoclipe da canção "Retrograde", que já é o 4º single do mais novo álbum do PEARL JAM, "Gigaton" (11º disco, 2020):

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Serial Hawk: bandas atuais de Seattle mantendo o legado rock - Parte 3

July 15, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead