top of page
  • by Brunelson

Nirvana: revisitando a performance de "Smells Like Teen Spirit" dias após o lançamento do


Nirvana

É difícil imaginar um momento em que cada nota da música "Smells Like Teen Spirit" do NIRVANA não esteja permanentemente incorporada em nossos cérebros, mas houve um tempo em que esta canção era novinha em folha, antes de ganhar vida própria e catapultar o NIRVANA de ser um ato obscuro do grunge de Seattle, para se tornar um nome familiar no planeta inteiro.


O 2º álbum de estúdio do NIRVANA, "Nevermind" (1991), foi o primeiro lançamento da banda em uma grande gravadora, Geffen Records, que estabeleceu à banda um objetivo ambicioso de vender 50 mil cópias do disco. Na época, parecia estupendamente uma visão otimista, quando, após a primeira semana de vendas, alcançou surpreendentemente o nº 144 no ranking da Billboard.


Após o lançamento do álbum, a banda partiu em uma turnê por pequenos bares sujos e suados que já estavam agendados antes do lançamento do disco, onde o que se viu foi cada local oferecendo uma multidão com ingressos esgotados (alguns com o número máximo de pessoas excedido) e um clima íntimo todas as noites, onde a banda estava peregrinando de cidade em cidade. Enquanto iam construindo a famosa propaganda de "boca a boca", o grupo estava prestes a explodir comercialmente além das mais loucas expectativas da Geffen Records.


O álbum "Nevermind" lançado no Noroeste do Pacífico se espalhou comercialmente por todo os EUA e confins da Terra. Ele sugeriu que algo estava acontecendo nas indústrias, com metade das lojas e as grandes redes de comércio estarem com as prateleiras vazias por dias sem nenhum disco para vender... A gravadora, então, teve que suspender a produção de álbuns de outros artistas e bandas, a fim de atender à demanda do disco "Nevermind".


Nos meses seguintes, as vendas aumentaram significativamente à medida que o videoclipe da música "Smells Like Teen Spirit" inesperadamente se tornava cada vez mais popular. O clipe recebeu uma estreia mundial no programa alternativo noturno da MTV chamado 120 Minutes e logo se tornou tão popular que o canal foi forçado a atender à demanda, adicionando-o à sua lista de reprodução diurna.


Até o final de 1991, a canção "Smells Like Teen Spirit" chegaria ao 6º lugar na Billboard 100 dos EUA. O álbum foi logo certificado como Disco de Ouro. No Natal de 1991, o disco "Nevermind" vendia 400 mil cópias por semana nos EUA.


Em janeiro de 1992, o álbum desbancou do pódio a canção "Dangerous" de Michael Jackson, chegando ao 1º lugar nos diferentes rankings de álbuns da Billboard e foi o recorde do ano em todo o mundo. O álbum "Nevermind" finalmente vendeu mais de 07 milhões de cópias nos EUA e mais de 30 milhões em todo o mundo.


A performance logo abaixo, pode ter sido uma das últimas naquele nível íntimo que os fãs viram o NIRVANA em seu habitat natural, ou seja, um local fedorento, sujo e bastante pequeno que ninguém fora do Estado jamais conheceria. Dessa vez, o site rockinthehead irá mostrar o NIRVANA se apresentando na cidade de New Haven, no notório clube chamado The Moon, que hoje não existe mais e foi construído prédios residenciais no local.


Este seria o único show do NIRVANA no Estado de Connecticut e felizmente foi filmado (incompleto) para que você possa devorá-lo numa visualização verdadeiramente sensacional, vendo uma banda que demorou apenas alguns meses, se não semanas, para se tornar a mais badalada do mundo - a mesma banda aqui, tocando antes para apenas um punhado de pessoas.

Confira a performance da canção "Smells Like Teen Spirit" neste show citado na reportagem, na cidade de New Haven em setembro de 1991 e apenas alguns dias depois do álbum "Nevermind" ter sido lançado:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page