• by Brunelson

Jimi Hendrix: trecho de vídeo e áudio completo na TV britânica em 1968


Graças a uma visão única através de fitas cassetes e de vídeo-cassete antigas, muitos dos melhores momentos de Jimi Hendrix na televisão britânica parecem estar perdidos. Talvez um dos momentos mais notáveis seja quando Hendrix apareceu no programa de TV de Dusty Springfield, em 1968.


O programa "It Must Be Dusty" foi filmado pela TV e recebeu a banda JIMI HENDRIX EXPERIENCE no dia 05 de junho de 1968, para uma performance muito especial. Embora grande parte da documentação em vídeo do evento tenha sido perdida, um clipe distorcido de Hendrix e sua anfitriã cantando a canção "Mockingbird" sobreviveu (originalmente escrita e gravada em 1963 por Inez & Charlie Foxx).


As filmagens, é preciso dizer, não estão de acordo com um ótimo padrão. O filme veio de uma câmera Super 8 apontada diretamente para a transmissão original e é irregular, mas felizmente o áudio de todo o programa foi preservado e foi disponível para o público em 2018.


Além de apresentar a canção "Mockingbird", Jimi Hendrix também estava pronto para alguns petardos. "Essa música é dedicada a Brian Jones", começa Hendrix antes de lançar a imponente canção "Stone Free" (1º disco, "Are You Experienced", 1967) com o seu vocal característico se recuperando até se render e deixar a guitarra falar.


Então, vem uma conversa confortável: "Hey, o que você tem feito, Jimi?" diz Springfield antes do lançamento do dueto igualmente caloroso e amigável na música "Mockingbird". Depois, JIMI HENDRIX EXPERIENCE mais uma vez assume o leme e apresenta a clássica canção "Voodoo Child" (3º disco, "Electric Ladyland", 1968) para o público latente no auditório e em suas casas.


Em 1968, muitos mais britânicos consideravam Hendrix querido no coração do que em sua terra natal - os EUA - e você pode ouvir as respostas da platéia. Estava claro que Hendrix tinha conquistado a Grã-Bretanha há muito tempo e agora era uma estrela tão grande quanto qualquer outra da época. Infelizmente, Hendrix nunca alcançaria todo o seu potencial e faleceu 02 anos depois.


Podemos pelo menos nos consolar com o fato de termos vídeos - por mais obscuros que sejam - para que possamos lembrar de quando Jimi Hendrix estava no topo do mundo.


Abaixo, o site rockinthehead separou o vídeo tosco de Hendrix junto com a apresentadora do programa e depois, o áudio em fita de toda a performance.

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead