Sandrider: bandas atuais de Seattle mantendo o legado rock - Parte 1

June 5, 2020

 

Os dias de glória em Seattle não terminaram nos anos 90.

 

É difícil pensar na maior metrópole do noroeste do Pacífico, Seattle, Estado de Washington, sem reconhecer a música lendária que saiu dela. Desde o início do rock'n roll alto, vulnerável e cheio de punk e metal no início dos anos 90, quando foi popularizado por bandas como o NIRVANA, SOUNDGARDEN, PEARL JAM e ALICE IN CHAINS sob o guarda-chuva do termo "grunge" por acidente.

 

Muitas vezes parecia que havia algo de especial na água lá em cima do país, que se prestava a uma marca única de um rock'n roll desarrumado, desequilibrado e com riffs épicos - e de alguma forma cativante. Ou talvez seja apenas 08 meses de chuva por ano e muito tempo gasto em ambientes fechados com amplificadores altos e uma coleção de discos arrasadora.

 

Mas Seattle não é mais a cidade que era quando o NIRVANA estourou na MTV. Após vários booms populacionais devido à súbita obsessão da cultura popular com a cidade durante os anos 90 e a presença de grandes empresas de tecnologia como a Microsoft e Amazon, o aluguel disparou, o tráfego tornou-se insuportável, locais amados como bares e pontos de bricolagem se fecharam, onde os ricos funcionários das empresas de tecnologia com ternos e gravatas substituíram em grande parte os artistas que usavam flanela e jeans rasgados do passado.

 

"O legado desta cidade não é apenas uma influência em sua produção musical, mas também serve como um conto de advertência em segundo plano", diz James Ballinger, editor-chefe do site/fanzine The Seattle Passive Aggressive. "Todos nós vimos esta cidade mudar tanto que, em última análise, acho que o mantra é: 'Nada dura para sempre, não faça arte para ninguém além de você mesmo'. O que torna Seattle especial agora é entender isso. Todos nós vimos edifícios destruídos e empresários demolindo locais que eram condomínios populares. Nos sentimos empurrados para fora e às vezes derrotados. Atualmente, eu acho que tudo isso se traduz muito bem em nossa música pesada”.

 

Apesar dessas mudanças, a música pesada prevalece e as pessoas que querem fazer música continuam encontrando maneiras de evoluir e se adaptar. Das muitas bandas atuais que mantêm vivo o legado da música pesada de Seattle, o site rockinthehead separou 08 grupos que você deve ouvir agora.

 

* Banda: SANDRIDER

 

Se você combinar a habilidade de composição do SOUNDGARDEN ou do NIRVANA, o tom baixo da banda THE JESUS LIZARD e a energia e os acertos do hardcore no início dos anos 2000, você acaba com uma banda como o SANDRIDER. 

 

O grupo foi formado em 2008 pelos ex-membros do AKIMBO, Jon Weisnewski (vocal/guitarra) e Nat Damm (bateria), juntamente com Jesse Roberts (baixo) da banda THE RUBY DOE. O grupo SANDRIDER já lançou 03 álbuns de estúdio e 01 EP.

 

Quando perguntado sobre a cena musical atual de Seattle, o vocalista Jon Weisnewski falou: “A melhor maneira de resumir é de forma despretensiosa. A maioria das bandas e músicos que conheço só querem sair e tocar em pequenos cômodos para a multidão local. Não há uma tonelada de expectativas grandiosas ou infladas, pelo menos que eu vejo. Isso pode ser inteiramente porque eu sou um velho roqueiro e as únicas pessoas que ainda conheço também são cascas velhas cansadas que se contentam em ter uma desculpa para sair de casa. Mas a falta de ego e competição definitivamente ajuda a escrever músicas que soam bem para você e não se preocupar em ficar na frente das pessoas para tocá-las".

 

"Em Seattle, você provavelmente estará carregando equipamentos na chuva", continua ele. “Você pode sair do local onde está e comprar maconha legalmente. Você pode ter que gritar com uma multidão de funcionários bêbados da Amazon para sair do caminho enquanto estaciona a sua van. Eu já vi Seattle passar por vários altos e baixos, mas como linha de base tem sido muito consistente e isso é ótimo. Sempre haverá uma comunidade profundamente enraizada aqui que adora punk, metal, rock e vai mantê-lo real”.

 

"Gorgon" (2º disco, "Godhead", 2013)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Smashing Pumpkins: confira duas novas músicas, "Confessions of a Dopamine Addict" e "Wrath"

September 26, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead