top of page
  • by Brunelson

Alain Johannes: prestando homenagem a Chris Cornell em cover de "Can't Change Me"


Alain Johannes, Chris Cornell

ALAIN JOHANNES TRIO, banda liderada por Alain Johannes, criador da influente banda de rock alternativa dos anos 90, ELEVEN, além de colaborador-chave em lançamentos do QUEENS OF THE STONE AGE, THEM CROOKED VULTURES e trabalhos solo de Chris Cornell, lançou em vídeo um cover de Cornell da música "Can't Change Me".


A música foi o primeiro single da estréia solo de Chris Cornell em 1999, do disco "Euphoria Mourning", um álbum que incluía Johannes e sua esposa e parceira no ELEVEN, a tecladista Natasha Shneider, onde o casal foram co-produtores e também co-letristas de várias músicas.


Cornell e Shneider faleceram, e Johannes é o único sobrevivente que deu vida a esse disco. Ele lançou o vídeo apenas duas semanas após a morte de Cornell ter chegado aos 03 anos e um pouco mais de uma semana depois do que seria o 64º aniversário de Natasha Shneider.


"É realmente significativo apresentar esta homenagem", disse Johannes para o site Blabbermouth, de sua cidade natal - Santiago, no Chile - onde passa os seus dias em quarentena. "Eu vivi o disco 'Euphoria Mourning' com Chris e Natasha e agora com os meus irmãos musicais aqui no Chile, o país onde nasci, ficamos animados em revisitar essa música depois de 21 anos. Sinto muito orgulho do que fizemos".


Lembrando dos dias da criação desse álbum solo de Chris Cornell, Johannes falou: "Foi um momento muito especial. Nós três nos trancamos no estúdio e convidamos alguns amigos, como Josh Freese (famoso baterista de estúdio) e Matt Cameron (baterista do SOUNDGARDEN, TEMPLE OF THE DOG e PEARL JAM). Tivemos todo o tempo do mundo e sem nenhuma pressa, então, criamos essas atmosferas para cada música, onde foram definitivamente alguns dos dias mais felizes da minha vida como músico, aliado ao fato de que eu estava com a minha família - Natasha e Chris - gravando um álbum muito bonito".


ALAIN JOHANNES TRIO é a atual banda de turnê de Johannes na América do Sul e inclui os músicos chilenos Felo Foncea nos teclados e Cote Foncea na bateria. Para o cover da canção "Can't Change Me", o grupo adicionou dois convidados especiais e ambos também chilenos: Cristobal Aedo nos vocais e violão e Ignacio Ibarra na guitarra elétrica.


O primeiro single de ALAIN JOHANNES TRIO foi a música "Luna A Sol", disponível via Ipecac Recordings. Um álbum completo está em andamento.


Em tempo, ELEVEN lançou 05 álbuns de estúdio entre 1991 a 2003. Só lembrando que Jack Irons era o baterista dessa banda (ex-RED HOT CHILI PEPPERS e PEARL JAM), sendo que Johannes e Shneider tornaram-se colaboradores procurados e emprestaram os seus talentos para o álbum do QUEENS OF THE STONE AGE, "Lullabies to Paralyze" (4º disco, 2005), e subsequentemente a turnê desse álbum que durou dois anos.


Ao longo do caminho, Johannes escreveu, compôs ou produziu para várias grupos e artistas, como Mark Lanegan, EAGLES OF DEATH METAL e ARCTIC MONKEYS (só para citar alguns).


Sem mencionar que ele fez parte do THEM CROOKED VULTURES, onde dividiu palcos em todo o mundo com Dave Grohl, Josh Homme e John Paul Jones. Um compositor procurado também para filmes, televisão e videogames.


Além disso, Dave Grohl o alistou como parte dos integrantes do documentário e trilha sonora de Sound City (2013), co-escrevendo e realizando várias edições na trilha sonora e documentário.


Após a morte de Natasha (sua esposa), ele lançou o seu 1º disco solo em 2010, "Spark", antes de entregar o acompanhamento em 2013, "Fragments and Wholes, Vol. 1".


Johannes lançará o álbum "Hum", seu 3º disco solo, em 31 de julho de 2020 pela Ipecac Recordings.


Em 2014, na turnê do QUEENS OF THE STONE AGE pela América do Sul, Alain Johannes era quem estava abrindo os shows e ambas performances foram conferidas "in loco" por este que vos fala no Pepsi on Stage, em Porto Alegre/RS.


Confira o vídeo da canção "Can't Change Me", cover de Chris Cornell e interpretado pela banda ALAIN JOHANNES TRIO:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page