top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: mais curiosidades sobre o clipe da música "Retrograde"


Pearl Jam

O diretor do novo videoclipe do PEARL JAM para a canção "Retrograde", Josh Wakely, escalou o diretor de fotografia da franquia dos Vingadores, Trent Opaloch, para interpretar o papel de Greta Thunberg como vidente no clipe.


Na verdade, o rosto de Thunberg foi digitalmente colocado no corpo de Opaloch, com Thunberg concedendo permissão ao PEARL JAM para usar a sua imagem e elogiando o vídeo em um e-mail após a sua conclusão.


Wakely foi entrevistado pela revista Variety e disse que Thunberg era "a única pessoa" que ele podia ver desempenhando o papel de cartomante, descrevendo a sueca ativista climática de 17 anos como "uma heroína absolutamente fria".


Seguem outros trechos dessa entrevista:


“Ela nunca teve que representar um quadro, mas forneceu a emoção que eu estava procurando. Foi uma grande emoção ver um e-mail dela na minha caixa de entrada dizendo que ela tinha adorado o clipe".


Os membros do PEARL JAM - Eddie Vedder, Mike McCready, Stone Gossard, Jeff Ament e Matt Cameron - aparecem como personagens em cartas de tarô em uma cena que aumenta o ângulo para revelar um baralho de tamanho aparentemente infinito.


Wakely continuou: “Isso corresponde a determinação e talento coletivo dos animadores que estavam se filmando”.


“Este vídeo tem centenas de pessoas que são exibidas visualmente na tela e nenhuma delas conheceu a outra durante a produção. Eu acho que existem umas 140 cartas de tarô com 140 pessoas reais diferentes. Ainda não encontrei nenhuma delas, sabe? PEARL JAM foi forçado a fazer um vídeo de maneira convencional e diferente para eles, devido à atual pandemia mundial".


"Eles também foram forçados a arquivar os planos de fazer a produção deste vídeo em contato com outras pessoas, só lembrando que a turnê mundial do disco 'Gigaton' foi adiada para 2021".


O site rockinthehead já tinha publicado uma matéria sobre outras curiosidades do videoclipe da música "Retrograde", inclusive apontando a aparição dos nomes de alguns discos do PEARL JAM neste mesmo clipe. Para conferir, é só clicar no título abaixo:

Confira o videoclipe da canção "Retrograde", lançada no álbum "Gigaton" (11º disco, 2020):

Mais Recentes
Destaques
bottom of page