top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 28


Soundgarden


28) Banda: SOUNDGARDEN

Disco: "Louder Than Love" (2º álbum, 1989)


A estreia numa grande gravadora para o grunge sempre foi vista como uma faca de 02 gumes: um movimento lubrificante junto com uma chicotada na cabeça.


Apesar de músicas como as revolucionárias “Gun”, “Full on Kevin's Mom” e a irônica “Big Dumb Sex” - decididamente inapropriadas para menores - este 2º álbum de estúdio do SOUNDGARDEN apareceu na metade inferior no ranking da Billboard e provou ser influente, inspirando o guitarrista do METALLICA, Kirk Hammett, a compor o riff da clássica música “Enter Sandman”.


Hammett havia dito numa de suas mais recentes entrevistas: “Eu estava tentando capturar aquela atitude em relação aos grandes e pesados ​​riffs”.


Dave Navarro, guitarrista do JANE'S ADDICTION e ex-RED HOT CHILI PEPPERS, também já disse em entrevista sobre a grande influência que foi para ele quando conheceu o SOUNDGARDEN escutando pela 1ª vez o disco "Louder Than Love".


O futuro produtor do PANTERA, Terry Date, trabalhou com a banda e os ajudou a interpretar a vantagem do metal que o SOUNDGARDEN possui em suas raízes, mas isso obscureceu a ironia de algumas das músicas que eram metal e devido ao dom que a banda tinha, se transformavam em algo a mais do que metal.


Arrematando ao que foi dito no parágrafo acima, não foi por menos que as canções "Hands All Over" e "Loud Love" foram escolhidas como singles do disco.


SOUNDGARDEN iria renovar mais ainda o seu som em seu próximo álbum, "Badmotorfinger" (3º disco, 1991), seguindo o estilo tradicionalmente rock de Chris Cornell.


Com o benefício do retrospecto, após o álbum "Louder Than Love" viria o TEMPLE OF THE DOG e a saída do baixista membro fundador e prolífico compositor, Hiro Yamomoto, tornando a maneabilidade deste 2º disco ainda mais impressionante.


Na época, SOUNDGARDEN não poderia ter levado esse som mais longe ainda...

"Loud Love"

Confira também:






















Mais Recentes
Destaques
bottom of page