top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 30


Wipers


30) Banda: WIPERS

Disco: "Youth of America" (2º álbum, 1981)


Uma das poucas coisas seguras que pode-se afirmar, é que a banda WIPERS foi o canhão pré-grunge no final dos anos 70.


Conforme está escrito no livro "Nirvana: The Biography", Kurt Cobain disse: "WIPERS praticamente começou o rock grunge de Seattle na cidade de Portland".


Mas o seu status “seminal” - cimentado pelo fato de que várias bandas do grunge fizeram covers em homenagem ao WIPERS, como o NIRVANA, MELVINS e HOLE - obscurece o quão poderosa a música deles realmente é.


Este 2º álbum de estúdio do WIPERS, "Youth of America", em particular é uma façanha de tirar o fôlego, sendo uma das entradas mais sinistras e envolventes do cânone underground americano.


A música “No Fair” começa como uma sinistra canção sonolenta antes de irromper no punk selvagem, enquanto a música "Youth of America" é um hino perfeito de desilusão que se dissolve em pura abstração de 10 minutos.


Os desafiantes e vulneráveis ​​vocais do vocalista/guitarrista do grupo, Greg Sage, com o seu trabalho de guitarra virtuosíssimo - confira o extenso solo surrealista aos pontapés da canção “When it Over” - deram à banda uma urgência febril inigualável por qualquer um dos seus muitos discípulos.


Greg Sage havia dito mais tarde numa entrevista: "Eu nunca fui influenciado por qualquer coisa acontecendo na época, na verdade, ninguém gostava dos nossos álbuns até anos mais tarde. Eu sempre escrevi e compus as músicas do meu jeito”.

"No Fair"

Confira também:




















Mais Recentes
Destaques
bottom of page