Revista 89 Rock: matéria secundária de capa do Nirvana em 1999 - Parte 3 (última)

March 3, 2020

 

Na edição de fevereiro/março de 1999 (foto), a revista brasileira 89 Rock havia publicado uma reportagem secundária de capa sobre o NIRVANA, onde o autor relata de forma sintetizada toda a história da banda, salientando os principais eventos e histórias que marcaram o grupo.

 

Confira a 3ª e última parte desta matéria, onde é analisada brevemente a discografia do NIRVANA:

 

 

* Discografia - por Marcelo Macarrão

 

* Álbum: "Bleach" (1º disco, 1989)

 

Na estreia já se ouve um pouco de todos os elementos que o NIRVANA misturava muito bem: punk rock, peso e melodias pop comparadas aos BEATLES. São muitos os destaques: a porrada de canções como "Negative Creep" e a linda "About a Girl" são alguns deles.

 

"Negative Creep"

 

"About a Girl"

 

* Álbum: "Nevermind" (2º disco, 1991)

 

Um álbum que está quase sempre no topo de todas as listas dos melhores da década e que mudou vários padrões da indústria fonográfica. Jamais um disco de som pesado chegou tão longe. É só sonzeira: do hino de toda uma geração como a música "Smells Like Teen Spirit" até a canção "Something in The Way". Porrada e melodia em doses exatas. Clássico absoluto.

 

"Smells Like Teen Spirit"

 

"Something in The Way"

  

* Álbum: "Incesticide" (3º trabalho de estúdio, 1992)

 

Enquanto Cobain e seus companheiros refletiam sobre o monstro que criaram, a gravadora resolveu capitalizar em cima da explosão do disco "Nevermind" e lançou esta coletânea com lados-b de singles e gravações abandonadas. Além da sensacional música "Sliver", 02 destaques são as ótimas versões cover das canções "Turnaround" (da banda new wave, DEVO) e "Molly's Lips" (THE VASELINES).

 

"Sliver"

 

"Turnaround"

 

"Molly's Lips"

 

* Álbum: "In Utero" (4º trabalho de estúdio, 1993)

 

Considerados por muitos superior ao disco "Nevermind", este trabalho veio carregado de todos os tipos de energia. O casamento de Cobain com Courtney Love, o nascimento de sua filha, o sucesso e a heroína. Músicas como "Rape Me", "Scentless Apprentice", "All Apologies" e "Heart Shaped Box", mostram toda a fúria e agonia pela qual o guitarrista ídolo da juventude passava.

 

"Rape Me"

 

"Scentless Apprentice"

 

"All Apologies"

 

"Heart Shaped Box"

 

* Álbum: "Unplugged in New York" (1994)

 

Último álbum do NIRVANA antes da morte de Kurt (na verdade, foi lançado somente depois do falecimento de Cobain). Muitos consideram um equívoco o lançamento de um álbum ao vivo acústico onde a banda perdia sua pegada punk, mas o que sobrou foram as ótimas versões de canções como "About a Girl", "Come as You Are" e o cover de David Bowie, "The Man Who Sold The World". Uma homenagem aos fãs e para Kurt.

 

"About a Girl"

 

"Come as You Are"

 

"The Man Who Sold The World"

 

* Singles (1995)

 

Caixa com 06 singles dos álbuns "Nevermind" e "In Utero". Muitas curiosidades, como a música "Endless Nameless" escondida no final do disco "Nevermind"; a canção "Marigold" cantada pelo baterista Dave Grohl e mais algumas inéditas músicas, como "Even in His Youth", "Aneurysm" (versão inédita), "Curmudgeon" e "Moist Vagina". Para fãs iniciantes que querem conhecer todo o poder do NIRVANA.

 

"Endless Nameless" (b-side single "Nevermind")

 

"Marigold" (b-side single "In Utero")

 

"Even in His Youth" (b-side single "Nevermind")

 

"Aneurysm" (b-side single "Nevermind")

 

"Curmudgeon" (b-side single "Nevermind")

 

"Moist Vagina" (b-side single "In Utero")

 

* Álbum: "From The Muddy Banks of The Wishkah" (1996)

 

Com o fim da banda, o que faltava era um disco que mostrasse toda a força e a barulheira (no bom e mau sentido) que o NIRVANA fazia ao vivo. Gravado em shows entre dezembro de 1989 a janeiro de 1994, este é o trabalho que decreta o fim de uma fase na qual o rock se renovou, tornando-se uma vez mais criativo e perigoso.

 

"Milk it" (lançada no disco "In Utero")

 

Confira a 1ª e 2ª parte desta matéria:

 

* 1ª Parte

 

* 2ª Parte

 

E um tempo atrás, o site rockinthehead havia publicado também a matéria de capa desta mesma revista. Para conferir, é só clicar no título logo abaixo:

 

* Courtney Love: matéria de capa da Revista 89 Rock de 1999

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Dave Grohl: apresentando a canção "My Hero" pela internet

March 31, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead